Alunos do 6º e 7º Ano realizam experiência estimulante na aula de Ciências

Unidade: Brasília | 11 Apr 2018

Com o objetivo de tornar prático os temas Diversidade e Respeito às Diferenças, a professora de Ciências Keila Cruvinel planejou uma atividade que despertou, nos alunos do 6° e 7° Ano, o interesse e a curiosidade pelo saber!

Primeiramente, ela pediu para alguns funcionários do Colégio deixarem suas impressões digitais pelo laboratório de Ciências e, quando os discentes chegaram ao laboratório, eles foram instruídos a buscar essas digitais pelo ambiente e a descobrir seus donos. Para encontrá-las, os alunos tinham de raspar carvão vegetal e depositar o pó, com o auxílio de um pincel, em cima das superfícies que poderiam conter digitais.

Ao localizá-las, colaram fita transparente sobre elas e, assim, as tornaram visíveis. Sem pressionar a fita demasiadamente, obtiveram as imagens que precisavam e as colaram em uma folha branca.

A segunda etapa foi comparar as imagens das impressões que colheram com as presentes nos Documentos de Identidade dos funcionários. Os adolescentes tiveram de exercitar a paciência e a observação atenta para terem êxito na tarefa e, ao encontrarem os donos das impressões digitais, comemoraram bastante.

Ao final, os discentes montaram um painel contendo as impressões digitais deles. Observaram que todas eram diferentes e que os tornavam únicos. Bem como seus valores, virtudes e sentimentos; elementos que formam a individualidade de cada um.

Eles aprenderam que cada um possui suas particularidades, características, individualidade e que todos temos de aprender a conviver com essa pluralidade, com o que é diferente. Temos de respeitar o próximo e só assim haverá uma humanidade melhor e em equilíbrio.