Infantil 4 e 5 procuram responder se existe equilíbrio na música

Unidade: Funcionários | 11 Apr 2018

Karina Haddad, professora de Música, está desenvolvendo um projeto que se chama Existe equilíbrio na música?.

Na fase dois desse projeto​,​ ao tocar piano, as crianças aprenderam o que é intensidade do som. Em seguida, fize​ram o mesmo reconhecimento com o som do tamborim.

A professora assim relata a experiência:

“Tocamos o tamborim acompanhando uma música ao CD. Primeiro tocamos bem forte com o som da música do CD no volume mais fraco. As crianças perceberam que não conseguiam ouvir a música. Depois tocamos fraco e colocamos o volume do som bem forte. Novamente as crianças perceberam que não havia equilíbrio do som, pois não conseguiam ouvir o tamborim. Resolvemos então colocar a intensidade dos sons do CD e do tamborim de forma que conseguiríamos ouvir ambos. A  conclusão foi a de que dessa forma os sons estavam equilibrados. Alguns alunos se manifestaram: “Tem que ser meio a meio” ou “Precisa misturar a música” ou ainda “Fica mais bonito ​de ​ouvir com o som equilibrado”. E é interessante observar como crianças dessa idade têm dificuldade em controlar a vontade de tocar forte e ainda querem ouvir seu próprio instrumento mais que todos. Sua maturidade ainda é pequena para participar, perceber o todo de uma música, onde ela é uma parte dele e que sua atitude afeta no equilíbrio.”

O projeto Existe equilíbrio na música? tem a intenção de fazer as crianças ref​letirem sobre a necessidade do equilíbrio em toda parte: na vida individual, na convivência com os demais e também na música.