Alunos do 8º Ano fazem instrutiva prática sobre o tato

Unidade: Funcionários | 19 Mar 2018

As aulas práticas de Ciências acontecem uma vez por semana, em turmas divididas, e contemplam o conteúdo visto em sala de aula. No mês março, os alunos do 8º Ano estudam os sentidos do corpo humano e em cada aula prática,  vivenciam e analisam situações nas quais a atenção, o pensar e o sentir estejam presentes, observando o funcionamento de cada sentido.

A aula prática relacionada ao sentido do tato foi realizada em forma de dinâmica de grupo.  Sentados em círculo, os alunos acompanharam a leitura de um texto que foi interrompida algumas vezes, para que a professora Milena Almeida passasse três saquinhos com objetos diferentes a serem tocados. Os alunos colocaram as mãos dentro dos saquinhos, sentindo e identificando a textura do conteúdo de cada um, sem verem o que estavam tocando. Ao final da leitura, os alunos juntamente com a professora, fizeram reflexões sobre o sobre o comportamento das pessoas e por fim, tentaram identificar o que tinham tocado.

A atividade foi tranquila e os alunos ficaram curiosos para saberem o que haviam tocado, puderam perceber que nas pontas dos dedos existem muitos sensores táteis e que em algumas situações não é necessário olhar para saber o que se toca.