2º Ano do Ensino Médio aprende a medir o pH

Unidade: Funcionários | 19 Mar 2018

Para completar e ilustrar os conteúdos de reações químicas e funções inorgânicas estudados teoricamente em sala de aula, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio fora​m orientados a conhecer diferentes métodos de medir o pH. Utilizando uma solução ácida (ácido clorídrico) e uma básica (hidróxido de sódio), usando um indicador ácido-base (azul de bromotimol) e fitas de papel indicador universal. As soluções foram misturadas e aconteceu uma reação neutralização, que pôde ser comprovada pela coloração verde do indicador ácido-base e também pelo pH igual a 7, determinado pela fita de indicador ácido-base. As professoras Fabiana Costa e Ward Lauar ainda demostraram o uso de um dispositivo eletrônico para medir pH, denominado pHmetro.

Os alunos têm se entusiasmado muito com essas aulas, confirmando a necessidade de atividades que favoreçam aprender com gosto, desenvolvendo a observação na ​prática dos conceitos.