Bicicleta, patinete e skate introduzem o estudo sobre equilíbrio no Infantil 5B

Unidade: Funcionários | 19 Mar 2018

Não foi um dia de diversão qualquer quando os alunos levaram para a escola bicicletas, patinetes e skates. Tudo fazia parte do objetivo do planejamento, de acordo com o projeto anual.

Durante a brincadeira no pátio, as professoras lembravam as crianças de observar A busca do equilíbrio. Foi uma boa surpresa observar a generosidade de muitos alunos, ao ajudar o colega ou compartilhar o brinquedo.

Na semana seguinte, em rodas de conversa, as professoras perguntavam:

• Por que caímos às vezes?
  • Por que algumas vezes parecia mais fácil e outras vezes mais difícil?

As crianças foram apresentando suas observações:

• Era mais difícil quando eu ia mais rápido.
  • O chão diferente faz mudar o equilíbrio.
  • Caí, quando esbarrei no colega.
  • Consegui equilíbrio, porque treinei muito.

A partir dessas conversas, as professoras Ana Gabriela Lemos e Nadja Lorenzini deram sequência ao trabalho planejado, estimulando as crianças a, além do estudo do equilíbrio físico, observar as oportunidades de cultivar a generosidade entre os colegas. O tema “Equilíbrio” está cada vez mais palpável para os alunos, que estão com diversas chances de experimentá-lo, atentamente, na prática.