Diversas palestras e atividades para pais e alunos alegram primeiro sábado letivo do ano

Unidade: Cidade Nova | 16 Mar 2018

A Unidade Cidade Nova vivenciou o primeiro sábado letivo do ano de forma estimulante e produtiva. No início da manhã, os pais participaram de uma reunião informativa sobre a Logosofia enquanto os filhos, em sala, fizeram variadas atividades com as professoras e as assessoras educacionais.

Na Educação Infantil, as crianças foram recebidas com muita alegria e vivenciaram diversos momentos em conjunto com a família. Após a reunião, pais e filhos lancharam na cantina e, em seguida, foram para a sala de aula. As professoras fizeram uma introdução sobre o projeto anual A Busca do Equilíbrio, e pediram para as famílias desenharem o que elas compreenderam sobre o tema. Posteriormente, os pais foram para aula de Música, onde brincaram, cantaram e se divertiram com as crianças e professoras.

No Fundamental I as famílias e crianças do 1º ao 5º Ano também viveram um momento especial por meio de uma conversação realizada pela assessora educacional, Margarida Araújo. Durante esse momento de troca, a assessora solicitou aos alunos que contassem para as famílias o que já viveram e aprenderam com o desenvolvimento do projeto anual. Eles recordaram a imagem do pião e relataram que a busca do equilíbrio envolve alguns segredos, como o conhecimento, o movimento, a velocidade, a agilidade, a atividade constante, a atenção, a paciência e o esforço para ser melhor. Tudo isso favorece o equilíbrio interno, permitindo ao ser humano desfrutar a vida com alegria e serenidade.

Durante o encontro do Fundamental I também foi realizada uma atividade prática. A assessora colocou um pião para girar, solicitando aos participantes atenção para descobrir em qual momento ele perderia o equilíbrio, parando de rodar. Em seguida, ela convidou a todos para construir piões, com orientações das professoras, e leu o ensinamento de González Pecotche sobre a imagem do pião: “A velocidade do pião nos mostra que, quanto mais intensa ela é, tanto mais é a estabilidade dele, que até parece imóvel quando gira sobre sua diminuta ponta.” Os pais e crianças construíram lindos piões e os colocaram para girar criando um ambiente de muito afeto e alegria.

Os alunos novatos do Fundamental II também vivenciaram experiências únicas e de muitos ensinamentos. Enquanto os pais participavam da reunião informativa, eles tiveram uma aula especial com a assessora educacional Jéssica Letícia sobre a vida do González Pecotche e a formação dos Colégios Logosóficos. Após o lanche, pais e filhos fizeram juntos uma oficina de construção de marcadores e levaram o mesmo para casa com dizeres relacionados ao projeto anual.