Alunos do Infantil aprendem sobre formas de medida fazendo receita de massinha

Unidade: Goiânia | 31 Dec 2017

Os alunos do Infantil 4A, 4B e 5, com a ajuda do professora Roberta Cristina, realizaram uma receita de massinha de modelar. As crianças conheceram algumas formas de medida para realizar a receita: colher de sopa, metade de uma xícara, analisaram os ml contidos no copo de medida, observaram a balança e a forma como é utilizada, e ainda recordaram outras possibilidades de medida que haviam conhecido em sala.

A proposta foi a seguinte: os ingredientes ficaram expostos no meio da cozinha e a Dra. Por quê (personagem criada pela coordenadora pedagógica para desenvolver atividades em sala de aula) fez a leitura da receita que estava exposta em um cartaz, e as turmas, divididas em pequenos grupos, receberam uma bacia onde deveriam ir colocando os ingredientes. Para o sucesso da atividade foi preciso cultivar o valor da atenção, para evitar errar as medidas e o resultado não ser o esperado.

Depois de colocar todos os ingredientes na bacia, era hora de amassar bem, cultivando assim a paciência, pois só seria possível modelar se ficasse uma massa bem homogênea.

As professoras perceberam que para alguns grupos o resultado não foi o esperado. Foi uma ótima oportunidade para refletir sobre o porquê: faltaram ingredientes? As medidas não foram corretas? Não foi bem amassada a massa? Qual o valor que seria necessário cultivar para chegarmos ao acerto?

“Observamos que as crianças ficaram muito estimuladas frente ao desafio de realizarem uma receita. Ficou evidente o trabalho em equipe, um monitorava o outro certificando-se de que a medida estava correta. Demos a oportunidade para que se organizassem e explicamos os valores que seriam cultivados. Ao final fizemos o propósito de cultivar estes valores sempre, favorecendo o desenvolvimento das atividades da escola e da vida”, manifestou a professora.