Turma 2 do Horário Estendido aprende a valorizar os momentos de alegria

Unidade: Brasília | 31 Dec 2017

As professoras Joyce Porto e Daniela Oliveira desenvolveram uma atividade na Turma 2 do Horário Estendido, com o objetivo de estimular as crianças a cultivarem momentos felizes e a importância de propiciar tais momentos.

Esse trabalho foi necessário porque as docentes observaram que aconteciam algumas situações em que os alunos ficavam tristes por algo e davam a elas uma proporção maior que o necessário, ressaltando assim mais o aspecto negativo do que o positivo.

Em uma conversação, as professoras disseram que muitas vezes perdemos tempo nos preocupando com situações que nos causam tristeza ou sofrimento e esquecemos de dar atenção às porções de alegria que nos são ofertadas diariamente. São os momentos de alegria que devemos ressaltar.

A turma associou a alegria à imagem do palhaço, por ele ser sorridente, contagiante e sempre levar a alegria para o ambiente em que está presente. As docentes lembraram que também podemos ser assim, ou seja, estar sempre alegre e espalhar a alegria ao nosso redor.

Para finalizar a atividade, as crianças confeccionaram um lindo palhacinho. “Foram momentos de muito esforço, valentia e reflexão dos alunos, pois exercitaram minimizar as coisas que os deixam descontentes e maximizar as que os deixam alegres. Em determinadas vivências em sala, os coleguinhas falavam uns aos outros: ‘você não pode ficar triste por isso! Não deixe isso estragar o seu dia! Fique alegre e não triste’. Vê-los atuando de forma consciente é o melhor resultado de um trabalho!”, disseram as professoras.