Turma 2 do Horário Estendido monta a “árvore dos bons frutos”

Unidade: Brasília | 31 Dec 2017

As professoras da Turma 2 do Horário Estendido, Joyce Porto e Daniela Oliveira, estimularam os alunos a confeccionarem uma grande árvore para decorar a sala de aula. A princípio, eles pensaram que seria apenas uma decoração para tornar a sala mais bonita. Então os alunos recortaram, dobraram, pintaram, coloriram... e quando perceberam a grandeza da árvore ficaram surpresos.

Esse trabalho foi desenvolvido para trabalhar os pensamentos e as atitudes boas ou ruins. As professoras falaram sobre os bons frutos que deveriam ser cultivados para manter a árvore bonita e vistosa. Analogamente, elas apresentaram diversas laranjas, umas com boa aparência, outras com aspecto nada apetitoso, e disseram aos alunos que as laranjas saudáveis representavam as boas ações e as não apetitosas representavam as atitudes ruins.

Foi propiciado aos alunos um momento de reflexão para observar os frutos apresentados. As professoras disseram que naquela árvore só poderia conter frutos que fossem bons para o grupo, ou seja, aqueles que dão prazer em experimentá-los. Os frutos estragados, que fazem mal, cairiam no chão.

As crianças perceberam, de forma palpável, que assim como fizeram com a árvore, poderiam fazer com suas vidas, isto é, cultivar e semear as coisas boas e jogar fora as coisas ruins, assim como os frutos podres.

No segundo dia de atividade, cada um fez a sua árvore dos bons frutos. Os alunos colaram na copa da árvore o que desejavam cultivar e embaixo dela, no chão, os frutos que queriam descartar. De acordo com as professoras, essa atividade teve uma ótima repercussão, pois o pensamento de cultivar bons frutos está sempre presente na mente das crianças.