4º Ano aprende sobre o gênero textual “Contos” e ainda reflete sobre a atuação dos pensamentos

Unidade: Uberlândia | 20 Dec 2017

As professoras da Turma da Paciência (4º Ano), Daniela Nunes e Camila Amarães, dividiram os alunos em duplas e cada uma recebeu um conto para ler, interpretar e analisar, extraindo de cada um a sua moral, apresentando, em seguida, aos demais.

Após a turma conhecer todos os contos, foi realizado um estudo procurando identificar as deficiências apresentadas pelos personagens, que são também as que habitam na mente e levam o ser humano a atuar de forma negativa, bem como os pensamentos positivos que podem contrapô-las.

Outra atividade deste projeto foi o Jogo da Memória Deficiências x Virtudes. A professora Daniela solicitou que cada aluno buscasse identificar em si mesmo os pensamentos negativos que observaram em suas mentes (os que lhes trazem dificuldades em suas atividades diárias e também na convivência com os demais). Com os pensamentos listados, as professoras criaram o jogo da memória. Primeiro os alunos deveriam encontrar as características do pensamento negativo identificado e, em seguida, o pensamento positivo para contrapô-lo.