Atividades de Hipismo enriquecem projeto de Educação Física no 1º Ano

Unidade: Funcionários | 2 Dec 2017

O Hipismo ou equitação é a arte de montar a cavalo, compreendendo todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Dentre essas práticas estão incluídas diferentes provas, como saltos, adestramento, corridas, atrelagem, polo e outras. Além de ser uma ótima diversão, a atividade traz muitos benefícios.

Os professores Fillipi Heringer e Ludmila Souza destacam que “o hipismo pode auxiliar no equilíbrio, na força e na coordenação motora das crianças, como também na correção da postura, além de ensinar noções de cuidados com os animais. Isto faz com que as crianças aprendam o sentido do companheirismo e do trabalho em equipe, além do cuidado e principalmente respeito pelo companheiro. O hipismo também auxilia na concentração, tornando mais fácil a aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem e comunicação, melhorando o desempenho em atividades do dia a dia, possibilitando o desenvolvimento das noções de limites, autoconfiança e responsabilidade, qualidades muito importantes para o desenvolvimento de um ser humano”.

Depois de assistirem a um vídeo introdutório para o conhecimento dessa modalidade olímpica, os professores promoveram atividades que auxiliaram no desenvolvimento do equilíbrio dinâmico, capacidade coordenativa muito importante para a cavalgada e culminaram o projeto com uma visita ao Haras FG em Nova Lima, onde foram recebidos pela equipe Top Team. Os alunos tiveram a oportunidade de observar e vivenciar os conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física. Realizaram visita às dependências do Haras, conheceram onde os cavalos vivem, viram uma apresentação de um cavaleiro profissional, conheceram a rotina de cuidados que esses animais necessitam e puderam fazer um circuito de obstáculos montado nos cavalos. A alegria e a satisfação foram enormes!

Os professores de Educação Física destacam que “a formação dos alunos não deve mais estar presa à formalidade da quadra e da bola. A educação tradicional deve incorporar elementos inovadores que ultrapassem os espaços das instituições, que contemplem ações educativas que priorizem uma ampliação de horizontes pedagógicos do aluno, utilizando ambientes informais de modo complementar. Com isso as excursões pedagógicas da Educação Física Infantil são uma ferramenta de grande importância para que se alcance um ensino global e contemporâneo, contribuindo para o desenvolvimento integral de nossos alunos."