Turma 1 do Horário Estendido aprende sobre o bom aproveitamento do tempo

Unidade: Brasília | 2 Dec 2017

O tema Tempo, já trabalhado no início do ano com a utilização do “reloginho da rotina” que identifica a sequência das atividades a serem realizadas no dia, não foi suficiente para o seu bom aproveitamento por parte dos alunos da Turma 1 do Horário Estendido.

Foi então que, diante de algumas dificuldades, as professoras Roseli Luro e Noemy Martins resolveram abordar o tema na rodinha. Durante a conversação, as crianças foram estimuladas a pensarem no valor do tempo para a realização das atividades diárias.

As docentes utilizaram o relógio que fica na parede da sala. Após observarem suas características, elas falaram de outros modelos de relógios, exploraram os números e apresentaram conceitos como: dentro x fora, maior x menor, cores e formas. Explicaram, também, a função e a importância do relógio na nossa rotina de trabalho e na própria vida.

As crianças aprenderam a necessidade de realizar as atividades na hora certa, pois cada coisa tem a sua hora e seu tempo para acontecer, já que ele não volta, não se apressa e não espera quando deixamos de realizar algo por preguiça, por falta de vontade, por birra, por cuidar da vida do outro, e tantas outras perdas de tempo.

As crianças foram estimuladas a não perderem o seu tempo precioso, utilizando exemplos reais da salinha. Um deles foi o caso da criança que demora a entrar na sala porque não quer ficar sem a mãe.

Depois que as professoras passaram a falar com mais frequência sobre o valor do tempo, atitudes como essa diminuíram bastante. É comum, quando alguma criança demora a realizar uma atividade proposta, ouvirem um colega dizer "o tempo não espera!".

Para deixar a atividade mais alegre e divertida, as crianças aprenderam um trava-línguas sobre o tempo, que foi repetido várias vezes. Veja:

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem.

O tempo respondeu pro tempo que o tempo tem tanto tempo quanto o tempo tem.

No dia da atividade, todos foram para casa com um relógio desenhado no braço para contar à família o que aprendera sobre o tempo. “Foi um momento lúdico e de muito aprendizado, pois as crianças, além de demonstrarem muito interesse, já estão valorizando cada minuto do nosso dia”, afirmaram as professoras.