Infantil 3 aprende sobre a importância da higiene corporal

Unidade: Florianópolis | 28 Nov 2017

Durante o ano, dentro do projeto Quem sou eu?, a turma do Infantil 3 aprendeu muitas coisas sobre o corpo humano. Recentemente, a turma vivenciou um momento de muita alegria e aprendizado: recebeu a visita da médica geneticista e mãe de uma das crianças, Pricila Bernardi, que ensinou um pouco mais sobre os cuidados com o corpo e sua higiene.

A médica explicou, de forma ilustrativa, que embora germes e bactérias sejam “bichinhos” invisíveis ao olho humano, estão presentes em muitos lugares e são responsáveis por muitas doenças. Por isso a importância de lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro, tomar banho diariamente, escovar os dentes e ser valente quando precisar tomar vacina.

Ela também realizou uma atividade para mostrar, de maneira figurada, como os germes e bactérias não saem da mão simplesmente passando um papel, mas sim com água e sabão. Em uma bacia, ela colocou purpurina para representar a areia que as crianças brincam no parquinho, e em seguida um pó branco representando os germes e bactérias presentes naquele ambiente. Foi pedido, então, que as crianças mexessem naquela bacia e depois tentassem tirar a purpurina e o pó apenas com um papel toalha. Elas logo viram que não era possível e deram a ideia de lavar as mãos com água e sabão, percebendo que dessa maneira, sim, era possível a higienização.

“Não devem esquecer que o mineral jaz nas profundezas das montanhas; que o vegetal permanece imóvel na terra; que o animal está atado ao seu instinto e que o homem encontra sua liberdade nos planos elevados de sua consciência, iluminada pela sublime luz do conhecimento. No entanto, na misteriosa conformação biológica do corpo humano se encontram representantes de todos os reinos; conformação que, em mescla imponderável, associa ao organismo do homem elementos constitutivos da vida atômica e molecular do Universo.” Sabedoria Logosófica