2º Ano do Ensino Médio testa o valor energético dos alimentos

Unidade: Funcionários | 18 Oct 2017

Como complemento ao estudo de termoquímica, os alunos se dividiram em 6 grupos entre os laboratórios de Química e Física, com a tarefa de verificar qual era o valor calórico de um amendoim, com o uso de alguns equipamentos de laboratório. Para isso queimaram o amendoim e avaliaram com um termômetro, certa quantidade de água aquecida com esse calor.

Com o dado da variação da temperatura da água, da sua massa e de seu calor específico, os alunos calcularam o calor absorvido pela água e o relacionaram à  energia calórica do amendoim ao ser queimado. Vale ressaltar que os alunos perceberam que a queima do amendoim liberava energia que a água não absorvia sendo esta perdida para o ar atmosférico.

A atividade foi motivada para compreender a energia (calorias) que um amendoim pode liberar e com isso relacioná-la à caloria que nosso corpo ganha ao ingerir uma porção de amendoim.

A atividade foi bem desenvolvida pelos alunos e eles interagiram argumentando os fatos.