Turmas do 2º ao 5º Ano realizam Mostra Literária inspirada nos livros lançados pelo Conselho Editorial do Sistema Logosófico

Unidade: Uberlândia | 16 Oct 2017

Para que os alunos e pais conhecessem os últimos títulos literários lançados com o selo do Conselho Editorial do Sistema Logosófico de Educação, as turmas do 2º ao 5º Ano da Unidade Uberlândia promoveram uma Mostra Literária recheada de atividades especiais.

Com a história do livro O origami de Lara, de Marcelo Henrique Pontarolo, os alunos do 2º Ano compreenderam que para aprender algo são necessárias virtudes como esforço, atenção e constância. Para experimentarem tais virtudes, a professora da turma propôs que aprendessem a fazer diversos origamis, o que para eles foi um desafio, mas na medida em que iam conseguindo realizar as dobraduras, experimentavam alegria pela conquista do novo aprendizado. No sábado, fizeram uma oficina de origami, no qual foi ensinado aos pais e amigos o que aprenderam com o livro.

O 3º Ano leu o livro Tá rindo de quê?, da autora Ana Gabriela Souza Lemos. Após a leitura, eles conversaram sobre como devem se comportar diante de uma dificuldade enfrentada por um amigo e refletiram: Será que devemos rir de tudo? O que é engraçado para mim também é para o outro? Como é uma boa brincadeira? A turma concluiu que as boas brincadeiras são agradáveis a todos e que é importante observar quais pensamentos estão na mente, selecioná-los e esforçar-se em manter aqueles que auxiliam a ter atitudes de bem.

Já no 4º Ano, a cada dia da semana, a turma foi presenteada com uma parte do poema do livro Aonde a gente vai quando começa a sonhar?, de Carin Ades. Esse é um livro em que o leitor é o autor de sua própria história, ou seja, faz o registro de seus próprios sonhos. Após conhecerem todo o poema, as crianças conversaram sobre os sonhos e citaram objetos que os faziam experimentar a sensação de aconchego. Assim, para o lançamento deste livro, a Turma da Paciência proporcionou às pessoas que visitaram a sala um momento especial, que as fez recordar de seus sonhos. De um lado da sala: um ambiente calmo, agradável, cheiroso, com música suave ao fundo, decorado com lua, estrelas e uma maquete de cama com coberta fofinha. Do outro lado: o dia com sol, nuvens e café da manhã. Os alunos registraram seus sonhos, fizeram exposição de ursinhos de pelúcia, criaram um poema sobre sonhos, recitaram o poema do livro para os pais e espalharam perguntas pela sala, que estimularam reflexões sobre o tema abordado.

O 5º Ano fez a apresentação do livro Uma aventura inesquecível, de José Augusto Alves Rodrigues. A Turma da Gratidão confeccionou um lindo mural com as partes mais interessantes da história e com as produções de texto, em que cada criança narrou uma aventura inesquecível já vivida.

Os alunos se alegraram pela oportunidade de vender os livros do Portal do Logosófico para todos os visitantes - pais e familiares - na manhã daquele sábado. Foi uma atividade estimulante que propiciou a pratica da atenção, da responsabilidade e da expressão oral.