Um simples detergente ensina sobre a amizade aos alunos do Infantil 3

Unidade: Chapecó | 16 Oct 2017

As turmas do Infantil 3A, das professoras Marcia Lima e Caroline Ferraz, e do Infantil 3B, das professoras Eliane Pires, Diana Moretto e Thais dos Santos, adoram realizar atividades juntos! Em uma destas tardes, eles receberam a visita da assessora pedagógica Jaqueline Zolet, que  realizou uma experiência com as turmas utilizando água, óleo e detergente.

Na experiência observou-se que a água e óleo não se misturavam no vasilhame, as crianças mexiam, adicionavam mais água e nada... Porém, após adicionar o detergente, foi uma surpresa geral! O líquido ficou de uma só cor, unindo as duas substâncias!

Com essa atividade, a professora refletiu com os alunos sobre a amizade, fazendo a analogia de que podemos ter atitudes “detergentes”, ou seja, que podemos estar atentos aos pensamentos para uma melhor convivência com amigos, professores e família. Também trabalhou com as crianças que podemos ampliar a própria vida na vida dos demais com atitudes de bem, de conciliação e que somem com os demais.

Após a experiência, as turmas elegeram alguns pensamentos e sentimentos que precisam ser exercitados para o cultivo da amizade: afeto, gratidão, bondade, colaboração, alegria, vontade, paciência, tolerância, suavidade, generosidade, entre outros.

“Às vezes um pensamento ruim, como o egoísmo, pode me separar de um coleguinha, não deixando-o brincar junto. É como o óleo e a água. Mas se cultivar a amizade, a bondade, será como o detergente, vai unir as partes”, explicou a professora Jaqueline.