2º Ano conhece os efeitos físicos da poluição sonora para o ser humano

Unidade: Florianópolis | 16 Oct 2017

Um dos problemas que vivemos na atualidade são os diferentes tipos de poluição. Após uma pesquisa feita em casa sobre o tema, com a ajuda das famílias, as crianças do 2º Ano trouxeram diversas informações a respeito dos tipos de poluição existentes. Reunidas em grupos, elas fizeram cartazes que posteriormente foram apresentados aos colegas.

A turma comparou os tipos de poluição estudados, que causam prejuízo à saúde, com a poluição do mundo interno. Quando não conseguimos pensar direito, será que não ocorre uma poluição na própria mente? Também há poluição dos pensamentos?

A poluição sonora chamou muita atenção das crianças. Desta forma, o Dr. Delmer Perfeito, otorrinolaringologista e pai de uma das crianças, se ofereceu para conversar sobre a audição e os cuidados com a saúde do ouvido. Assim, os alunos descobriram que equipamentos como liquidificador, secador e aspirador de pó são os que mais prejudicam a saúde auditiva em casa, enquanto na escola uma sala de aula com muito barulho pode prejudicar a memória e a atenção, além de causar prejuízos como tonturas e dor de cabeça.

As crianças tiraram várias dúvidas sobre o tema e observaram os diversos objetos utilizados na profissão do Dr. Delmer, como aparelhos para melhorar a audição e um diapasão, utilizado antigamente para fazer os testes de audição.

Após tantos novos conhecimentos, foi feito um combinado: tentar fazer menos barulho e cultivar o silêncio em sala. Para auxiliar a turma a recordar deste propósito, uma boneca que possui aparelho auditivo ficou em sala durante uma semana.