Turma do Infantil 3  aprende a cuidar dos dentes

Unidade: Florianópolis | 16 Oct 2017

No projeto Quem sou eu?, os alunos do Infantil 3 descobriram que nós, seres humanos, possuímos um corpo constituído de inúmeras partes e funções. Mesmo antes de nascer, o corpo realiza processos minuciosamente perfeitos e, conforme vamos crescendo, podemos ir descobrindo e aprendendo tudo que ele pode fazer. Por isso, esse corpo pode ser considerado um presente!

Em rodas de conversa, essa e muitas outras reflexões foram feitas com as crianças: “O que fazemos quando recebemos um presente? Deixamos jogado em um canto ou cuidamos para que ele não estrague?”.

Para entrar um pouco mais nessa descoberta das partes do corpo, as professoras convidaram o Dr. Gilmar Adriano Moretto, dentista e pai de uma das crianças, para falar mais detalhadamente como são os dentes, para que servem e como cuidar deles para que se mantenham saudáveis e bonitos.

As crianças ficaram atentas, fizeram muitas perguntas e contaram o que viviam em relação ao tema. Surpreenderam-se ao aprender que, mais do que simplesmente a função de mastigar, os dentes também têm a função de auxiliar na fala e que precisamos limpá-los todos os dias para que não acumulem sujeira. Para isso, as crianças treinaram, com o Dr. Gilmar, os movimentos de escovar os dentes. Foi uma tarde de muito aprendizado e descobertas!

“Quando, pela primeira vez, compramos um automóvel, devemos necessariamente aprender como dirigi-lo. Suponhamos que a carroceria desse automóvel é nosso corpo e que o motor e demais acessórios de seu mecanismo, nossa alma. Enquanto nos vamos adestrando no seu manejo, iremos conhecendo-o parte por parte e avaliando o valor e a exata função de cada peça ou engrenagem; tomaremos ciência, ao mesmo tempo, dos segredos que asseguram seu bom funcionamento e de outros, não menos importantes, para sua melhor condução.” Sabedoria Logosófica