[Unidade Goiânia] Turma do 1º Ano aprende sobre as atitudes de um bom cidadão brasileiro

Unidade: Goiânia | 4 Oct 2017

Para estimular o cultivo de virtudes que favoreçam atitudes de bem e colaboram na construção de um país e de uma humanidade melhor, a professora do Serviço de Orientação Educacional, Nadja Ali Oliveira Costa, realizou um lindo trabalho com os alunos do 1º Ano.

Inicialmente, as crianças viram muitas fotos que mostravam bonitas paisagens do Brasil e foram estimuladas a registrar como gostariam de colaborar com o país através de atitudes de bem. “As atitudes registradas eram boas e inspiradoras, mas retratavam cuidados generalizados ou que estavam distantes da realidade das crianças. Ao perceber que elas ainda não estavam compreendendo que esses cuidados deveriam ser realizados primeiro com os ambientes que estavam mais próximos, estendendo assim esse bem aos demais, busquei um novo recurso para estimular a compreensão”, explicou Nadja.

Foi então que a docente exibiu um desenho da Vila Colorê, chamado Onde está o meio ambiente?. As crianças refletiram sobre o conceito de meio ambiente e de como podem preservá-lo, começando pelos espaços que estão próximos, como a casa e a escola.

As crianças compreenderam que os cuidados com a Pátria começam, portanto, a partir de pequenos cuidados. Após essas reflexões cada uma registrou no caderno a atitude de bem que quer ter para colaborar com o nosso Brasil.

“Observar que as crianças compreenderam que a construção de um Brasil melhor começa a partir dos cuidados que cada um pode ter com todos os ambientes nos quais convivem e, principalmente, com o cultivo da vida interna, me levaram a fortalecer a esperança de que podemos sim construir e desfrutar de um futuro melhor, não só para o nosso amado país, mas para toda a humanidade. Precisamos muito estimular as nossas crianças a quererem ter atitudes de bem que colaborarão na construção de um mundo melhor para todos que nele habitam! Senti que essa atividade cumpriu com esse objetivo!”, exclamou a professora.

“A atitude de um bom cidadão que quero ter é recordar tudo que o papai e a mamãe me ensinam. Assim eu fico obediente e só faço coisas boas!”, manifestou o aluno Gabriel Passos Campos. “A atitude de bem que quero ter para colaborar com o Brasil é cuidar direitinho do Colégio Logosófico para que muitas crianças possam estudar nele também”, completou a aluna Júlia Andrade Lara Martins.