Notícias

Página: 4 de 315


[Artigo] Um restaurante chamado Lar!

Unidade: Brasília

Uma das grandes preocupações das famílias diz respeito à saúde e à nutrição de seus filhos. Ao contrário do que muitos pensam, ofertar à criança um prato colorido e balanceado não é suficiente para que ela aprenda a se alimentar bem e valorizar uma alimentação saudável. A Nutrição integrada a valores biológicos, sociais, geográficos e culturais compõem a boa alimentação. Nesse sentido, tanto a família quanto a escola são de suma importância. No momento de preparo e (...)

Leia mais

1º Ano matutino observa a metamorfose da borboleta e entende o “equilíbrio de tempo”

Unidade: Goiânia

Com o objetivo de incentivar a utilização do tempo de forma inteligente, as professoras do 1º Ano matutino, Sandra Mendes e Lis Borges, usaram o tema da agenda para refletir com as crianças sobre como o tempo precisa ser bem aproveitado e que através do bom uso dele podemos vivenciar as atividades com gosto e alegria, além de aprender mais. A presença na escola de muitos casulos e a observação de uma borboleta saindo de um deles foi o que estimulou o trabalho. Foi realizada uma (...)

Leia mais

Turma do Infantil 3A realiza brincadeira com telefone de lata

Unidade: Goiânia

A turma do Infantil 3A foi convidada a sentar na rodinha em sala para receber uma surpresa. As professoras Ludmylla Paes e Thainá Evangelista mostraram uma caixa e deram aos alunos oportunidade de manifestar o que poderia ter lá dentro, após ouvirem o barulho que vinha de dentro dela ao ser agitada. Após muitas tentativas, a professora Ludmylla abriu a caixa e mostrou o que havia lá dentro: um telefone de lata. A docente perguntou se alguma criança já havia brincado com esse (...)

Leia mais

Turma do Infantil 5 aprende técnicas de pintura e desenho

Unidade: Goiânia

Ao explorar a capa de um livro com as crianças, as professoras Dayanna Gomes e Viviann Waleska indagaram sobre a função de um ilustrador. Elas contaram que no Colégio havia uma professora que também gostava de ilustrar e que desenhava muito bem, o que despertou o interesse dos pequenos. Logo começaram a perguntar quem era essa professora e que gostariam de conhecê-la. Para aproveitar a oportunidade da visita e explorar a leitura e a escrita, as crianças confeccionaram um convite à (...)

Leia mais

Infantil 4A matutino aprende o que difere o ser humano dos outros seres da natureza

Unidade: Goiânia

As professoras do Infantil 4A matutino, Thaissa Nicolau e Karen Xavier, listaram os animais que as crianças têm em casa e fizeram uma votação sobre qual animal poderiam trazer para sala, com o objetivo de observar e extrair elementos importantes para a vida. O animal eleito foi o cachorro e os alunos disseram o que conheciam deste animal, depois fizeram uma pesquisa em casa, com a ajuda da família. Novamente em sala, a turma refletiu sobre o que sabiam, o que aprenderam com a pesquisa e (...)

Leia mais

Turma 5 do Turno Estendido analisa e desenvolve projetos futuristas

Unidade: Brasília

Trabalhando sobre o equilíbrio na natureza, a Turma 5 do Horário Estendido assistiu ao vídeo Planeta Terra, da BBC (Corporação Britânica de Radiodifusão), reproduzido no programa Fantástico, dia  04/03/2014. O vídeo apresentou dois projetos futuristas desenvolvidos em Milão. Um deles denominado Floresta Vertical teve como objetivo limpar o ar da metrópole mais poluída da Itália – Milão – por meio do reflorestamento metropolitano vertical, em construções (...)

Leia mais

Antropólogo visita turmas do 6º e 7º Ano

Unidade: Brasília

Brasília sediou o 8º Fórum Mundial da Água, palco de importantes debates acerca da crise hídrica, do saneamento e da gestão participativa de águas. No mesmo período, outros debates em torno da temática também aconteceram na Universidade Federal de Brasília – UNB. Os alunos do 6º e 7º Ano, além de irem à Vila Cidadã, evento oficial do Fórum Mundial da Água, receberam a visita do antropólogo Ricardo Neves, pai da aluna Isadora Neves, do 7º Ano. O sr. Ricardo esteve (...)

Leia mais

Alunos do 6º e 7º Ano realizam experiência estimulante na aula de Ciências

Unidade: Brasília

Com o objetivo de tornar prático os temas Diversidade e Respeito às Diferenças, a professora de Ciências Keila Cruvinel planejou uma atividade que despertou, nos alunos do 6° e 7° Ano, o interesse e a curiosidade pelo saber! Primeiramente, ela pediu para alguns funcionários do Colégio deixarem suas impressões digitais pelo laboratório de Ciências e, quando os discentes chegaram ao laboratório, eles foram instruídos a buscar essas digitais pelo ambiente e a descobrir seus donos. (...)

Leia mais

8º Ano aprende conceitos valiosos por meio do livro Intermédio Logosófico

Unidade: Brasília

No ano de 2018, o Colégio Logosófico traz uma novidade para seu tão aclamado festival de cinema. Na quarta edição do Festcine Logosófico, os alunos escolherão contos do livro Intermédio Logosófico para fazerem uma releitura cinematográfica do mesmo. E, neste processo, já estão trocando muitas ideias e ampliando o saber. Na última aula de Cênicas, os alunos do 8º Ano apresentaram quais contos escolheram e o motivo pelo qual os escolheram. Eles destacaram, da leitura, os (...)

Leia mais

Infantil 4 e 5 procuram responder se existe equilíbrio na música

Unidade: Funcionários

Karina Haddad, professora de Música, está desenvolvendo um projeto que se chama Existe equilíbrio na música?. Na fase dois desse projeto​,​ ao tocar piano, as crianças aprenderam o que é intensidade do som. Em seguida, fize​ram o mesmo reconhecimento com o som do tamborim. A professora assim relata a experiência: “Tocamos o tamborim acompanhando uma música ao CD. Primeiro tocamos bem forte com o som da música do CD no volume mais fraco. As crianças perceberam que não (...)

Leia mais