Turma do 6° Ano pesquisa sobre os nomes dos oceanos

Unidade: Brasília | 18 Sep 2017

Durante o estudo sobre Placas Tectônicas, a professora de Geografia Irina Alves estimulou os alunos do 6° Ano a pesquisarem o motivo pelo qual os oceanos receberam os nomes que conhecemos até hoje.

Os alunos Ana Lucinda Vargas e Caio Mieto foram além. Pesquisaram a origem dos nomes do Oceano Atlântico e do Pacífico e produziram um vídeo para os colegas.

Ana Lucinda contou que Fernão de Magalhães nomeou um dos oceanos como Pacífico por acreditar que ele era mais calmo que o tempestuoso oceano Atlântico. Mas, depois, descobriu-se que ele não era nada pacífico, pois abrange o Círculo de Fogo que é uma zona de elevada instabilidade geológica. O Círculo de Fogo do Pacífico concentra a maioria dos vulcões e terremotos que ocorre no planeta.

No vídeo, Caio contou que o nome do Oceano Atlântico deriva-se de Atlas, uma divindade da mitologia grega e que, por isso, às vezes é referido como "mar de Atlas". A menção mais antiga sobre seu nome é encontrada em Histórias, de Heródoto, por volta de 450 a.C. Porém, na Idade Média, se utilizava o nome "Mar Ocidental" ou "Mar do Norte". O responsável pelo reaparecimento do nome Atlântico foi o geógrafo Mercator ao colocá-lo no seu mapa do mundo em 1569.

Os alunos do 6° Ano adoraram assistir ao vídeo e, certamente, não esquecerão mais a origem do nome dos Oceanos Atlântico e Pacífico.