Aula experimental de Química do 2º Ano explora propriedades coligativas

Unidade: Funcionários | 12 Sep 2017

Organizados em grupos, os alunos realizaram experimentos sobre conceitos que envolvem o conteúdo de propriedades coligativas. Cada grupo tinha dois tubos de ensaio não identificados e com o mesmo volume de líquidos incolores, sendo um deles água e o outro uma solução de cloreto de sódio.

Com o uso de uma lamparina, os tubos de ensaio foram aquecidos até que a ebulição se iniciasse. O primeiro líquido a ferver era identificado como sendo o que havia água. A solução de cloreto de sódio possui mais interações, devido ao maior número de espécies químicas presentes e por isso a ebulição ocorre em uma temperatura maior, isto é, o tubo com essa solução demora mais tempo mostrar o “borbulhamento” referente à fervura.

Em uma segunda parte da aula uma pequena quantidade de água a 70ºC foi colocada em uma seringa. Ao puxar o embolo, foi observado o “borbulhamento”, indicando que a água entrou em ebulição. Os alunos relacionaram os conceitos de pressão e temperatura de ebulição, isto é, a pressão foi reduzida ao puxar o êmbolo o que causa uma diminuição na temperatura de ebulição das substâncias (no caso a água) devido a maior facilidade em igualar a pressão de vapor das substâncias com a pressão do ambiente.

O experimento é pertinente para os alunos compreenderem e aplicarem alguns conceitos químicos, já trabalhados teoricamente. Nessa aula também os alunos compreenderam o quanto os conceitos estudados estão presentes no nosso cotidiano.