Mesas Temáticas propiciam a amizade entre os alunos da Turma 3 do Horário Estendido

Unidade: Brasília | 6 Aug 2017

As professoras da Turma 3 do Horário Estendido,  Rita Massaút e Marina Moreira, realizaram algumas atividades para trabalhar a boa convivência, pois as crianças vinham apresentando reações diante de gestos, palavras e atitudes do outro, independentemente de ser algo proposital ou não.

As docentes iniciaram o trabalho conversando sobre como lidar com os sentimentos, controlar o pensamento de impulsividade, pensar antes de se expressar e dialogar em vez de chorar, brigar ou emburrar.

Para trabalhar a observação, a concentração e o cultivo do trabalho em equipe, as professoras organizaram a sala em três ambientes, caracterizando as mesas temáticas, e cada uma com seu tema.

A primeira mesa era de animais, onde os alunos tinham que observar e separá-los. Os mamíferos foram colocados dentro de uma bacia com água, já os carnívoros e onívoros permaneceram sobre a mesa.

Na segunda mesa temática, as crianças tinham que lembrar do seu quarto e recriar seus objetos utilizando pecinhas de legos, sendo que só poderiam utilizar as peças disponíveis na mesa.

E a última mesa foi identificar e separar duas peças de jogos pedagógicos que houvesse vogais entre as consoantes. Após encontrá-las, as crianças montaram dois bonecos com peças de madeira no tempo estimado de 1 minuto. Ao final, identificaram as peças geométricas utilizadas.

Para finalizar a atividade, as crianças brincaram com o jogo Imagem e Ação, porém cada aluno teve que adivinhar o que a professora imitava através da escrita ou desenho. “Essa atividade foi para exercitar a observação e a discrição, pois não podiam falar. Foi uma atividade que todos participaram com muito entusiasmo e gosto!”, avaliaram.