Infantil 5 aprende sobre a metamorfose da borboleta e conecta com a própria vida

Unidade: Chapecó | 21 Jul 2017

A turma do Infantil 5,  das professoras Aline Martinazzo Barella, Adriana dos Santos e Raquel Cartenedo, iniciou os estudos sobre os animais invertebrados artrópodes e dentro desse grupo ampliaram o estudo para os insetos, aprendendo como ocorre a metamorfose da borboleta.

A turma foi estimulada a pensar sobre o desenvolvimento da vida na natureza e o que podemos aprender com ela.

Após conhecer a poesia Metamorfose, de Elda Tamberi Soares, docentes e alunos fizeram a relação de que, assim como ocorre o processo de metamorfose em alguns tipos de insetos, os seres humanos também passam, no decorrer dos anos, por transformações tanto físicas quanto mentais.

“Refletindo sobre as formas de transformação da vida, a turma percebeu que ao mudarmos os pensamentos, podemos mudar a vida. Como quando estou com o pensamento da falta de vontade para realizar uma atividade e identificando-o, com esforço, consigo buscar a vontade”, manifestou a professora assistente, Adriana.

No espaço verde do Colégio, as crianças observaram a natureza e perceberam que quando a lagarta se transforma em borboleta os jardins ficam mais coloridos e as professoras fizeram a analogia: assim como os pensamentos bons, que deixa tudo melhor.

Após, em sala de aula, cada um representou, utilizando macarrão e feijões, o processo de metamorfose da borboleta.

E que especial foi, em uma tarde, brincando no parque, encontrar um casulo! Agora as crianças estão acompanhando de pertinho o processo e têm muitas perguntas para esclarecer: “Será que tem algo dentro? Quanto tempo será que vai levar para sair a borboleta? De que cor será a borboleta?”

Mais um ensinamento aprendido: é preciso paciência para esperar o momento certo, pois cada coisa tem a sua hora e interferir abrindo o casulo, significaria interromper o processo da vida que está lá.