Infantil 3A e 3B aprende sobre a importância de ter bons pensamentos e boa conduta

Unidade: Chapecó | 21 Jul 2017

As turmas do Infantil 3A e 3B receberam na sala a assessora pedagógica Jaqueline Miotto Zolet para a realização de uma oficina.

A professora Jaqueline apresentou a imagem analógica da vida como a água límpida, levando as crianças a refletirem sobre as ações de bem que temos que fazer para manter a vida límpida, assim como a água.

Com os alunos, a professora refletiu que cada erro que se comete é como uma gota de tinta em um copo de água. “Atitudes como, por exemplo: empurrar o amigo, falar com brusquidão com familiares, professores ou colegas, resolver os conflitos por meio do choro, usar de palavras inadequadas com os outros... Isso tudo também é como se manchasse a sua imagem e a sua vida, deixando-a mais triste, sem amigos para brincar, aprender, pois quem quer ficar perto de alguém que tenha uma conduta assim?”, perguntou a assessora.

Mas quando se comete o erro, é possível reverter a situação? Tem alguma solução?

Um recurso muito utilizado na Pedagogia Logosófica para o trabalho com as crianças é o uso de imagens analógicas. A turma observou, através da experiência realizada, que para limpar a água do copo era preciso colocar muita, mas muita água limpa. E na vida, como limpar uma atitude equivocada, uma “manchinha”? A turma aprendeu que apenas o pedido de desculpas não resolve a situação e que é preciso, com muita valentia, fazer muitas ações de bem, como: fazer um cartão, ficar pertinho para colaborar, falar palavras gentis, realizando várias ações até que a vida fique feliz, ou seja, a pessoa sinta-se melhor consigo mesmo e com o outro.

“Essa oficina colaborou muito na convivência dos alunos! Estamos observando mais presentes a vontade de acertar, um ajudando o outro a recordar da imagem da água e da gota de tinta. Assim aprendemos e ensinamos  a ser melhor  a cada dia”, relatou a professora da turma, Eliane.