3º Ano aprende sobre os costumes da década de 50

Unidade: Chapecó | 14 Jul 2014

Os alunos do 3º Ano, na matéria de língua Portuguesa, estão aprendendo acerca dos costumes das pessoas há cerca de sessenta anos. As crianças descobriram nesse estudo que na década de 1950 a televisão em preto e branco custava muito caro e era difícil de encontrar. Por isso, muitas vezes, as pessoas se reuniam para assistir à TV na casa de seus vizinhos.

E a escola como era? Os alunos do 3º ano não conheciam os termossabatina, palmatória, bolo de palmatória, e ficaram surpresos em descobrir o que era.

Depois de pesquisar e apresentar como eram as roupas antigas, o avô da aluna Andressa Romanini de Quadros, senhor Rosalino Romanini, se disponibilizou para contar a turma como eram os costumes e mostrar alguns objetos de antigamente. O senhor Rosalino contou para a turma que ajudava muito a sua família na infância e falou às crianças que colaborar em casa com os pais e na escola com as professoras é uma superação, como também fazer suas próprias criações como os brinquedos, se desafiando a ser melhor e evoluir a cada dia.

As crianças ficaram muito atentas em cada palavra que o senhor Rosalino falava, pois ele era a “prova” de que aquilo que estavam lendo nos livros, sem contar que tiveram a oportunidade de relacionar essas aprendizagens com a vida.

Quando o senhor Rosalino mostrou seu primeiro cofrinho, ele explicou que, assim como o cofrinho que guarda moedas, nossa mente é capaz de guardar muitos conhecimentos e pensamentos que utilizamos hoje e iremos utilizar mais tarde. Por isso da importância de sempre manter atenção nas aulas e em tudo que possa contribuir para a aprendizagem e evolução do ser humano.

O vovô também mostrou a turma várias máquinas de escrever de diferentes origens e funções, mimeógrafo a álcool e lampião a querosene.

A turma aprendeu que devemos ser gratos a Deus pela inteligência que deu ao homem a possibilidade de criar tantos objetos e mais tarde aperfeiçoá-los para a necessidade diária das pessoas.