1º Ano realiza experiência de Ciências e encontra a resposta da pergunta “O que se mistura com a água?”

Unidade: Goiânia | 21 Jun 2017

A turma do 1º Ano tem aprendido a investigar como cientistas! No estudo sobre a água, as crianças se depararam com um problema sob forma de pergunta: Como a água limpa?

Para responder, as docentes Eduarda Assis e Paula Araújo estimularam os alunos a passarem por algumas etapas:

1º Recordaram a importância da água para o cultivo de hábitos saudáveis;

2º Conversaram sobre o que a água limpa;

3º Levantaram hipóteses, em conjunto, tentando responder a pergunta.

Depois de registrar as hipóteses no caderno, a turma chegou à 4º etapa: realizar a experiência. No dia marcado para a experiência, foi conversado sobre os materiais que seriam utilizados e sobre a melhor forma de aproveitar esta oportunidade. O nome da experiência foi: Preparando misturas.

Em equipe, as crianças misturaram à água quatro substâncias diferentes e em recipientes distintos: corante, óleo, sal e areia. Descobrindo o que se mistura à água ou não, o 1º Ano descobriu que a água DISSOLVE substâncias, por isso consegue limpar.

A turma descobriu também que a água não consegue dissolver tudo sozinha; no caso do óleo, mesmo colocando na água, ele não se misturou, ou seja, a água não o dissolveu. “Refletimos então sobre a importância do sabão, e com a colaboração do mesmo, a água consegue limpar”, explicou Eduarda.

E os alunos não pararam a investigação por aí! Depois de registrarem as descobertas, foi realizada mais uma experiência para verificar como o sabão ajuda na limpeza. “Utilizamos a mistura de óleo e água e pingamos algumas gotas de detergente; observamos o óleo dissolver-se na água com a ajuda do detergente. Quantas coisas aprendemos nesta oportunidade, mas ainda não acabou! Vamos continuar estudando, lendo textos, realizando experiências e investigando sobre a água”, afirmaram as docentes.

A atividade alcançou o resultado esperado e deixou as crianças estimuladas para as próximas descobertas.