Turmas do 8° e 9° Ano chegam até a penúltima fase da Olimpíada Nacional de História do Brasil

Unidade: Brasília | 21 Jun 2017

Os alunos do 8° e 9° Ano foram aprovados na 3ª e 4ª fases da Olimpíada Nacional de História do Brasil. Competindo até mesmo com equipes formadas por alunos do Ensino Médio de todo o país, os alunos do Colégio Logosófico obtiveram ótimo desempenho.

Na 3ª fase, eles responderam a 15 questões repletas de textos, imagens, mapas e conteúdos adicionais. Elas envolviam temas como racismo, desigualdade social, homofobia e machismo, relacionando-os a conhecimentos históricos.

Na quarta fase, produziram um PASQUIM – jornal em tom satírico – sobre o tema: O Ensino de História é um direito. Para tal, pesquisaram sobre a origem da LDB e da Reforma do Ensino Médio e como estes dois documentos tratam o ensino de História. Os alunos produziram textos jornalísticos, criaram charges e entrevistaram professores de História de outras instituições.

Apesar de não terem passado para quinta e última fase que antecede a fase presencial em Campinas, os adolescentes estão muito felizes com os resultados obtidos, bem como toda a comunidade escolar. Eles aprenderam muito e, acima de tudo, criaram o gosto por pesquisar e estudar.