4º Ano conta um pouco sua história por meio de xícaras especiais

Unidade: Cidade Nova | 17 Jun 2017

Como culminação da leitura do livro O segredo da xícara cor de nuvem, de Sônia Barros, a turma do 4º Ano viveu um momento muito sensível.

O livro conta a história da avó que guarda um segredo para revelar à sua netinha, sobre uma xícara que existe na família há muitas gerações. Toda a história se desenvolve com muito afeto e ternura até que o grande segredo é revelado no final.

As professoras Francisleny Cária e Nirvana Arantes pediram então que cada aluno trouxesse de casa uma “xícara especial”  para compartilhar com os colegas  os  segredos ou histórias  sobre aquela xícara.

Foi um momento encantador!

Após conversarem um pouco sobre a importância e a presença dos avós na vida de cada um, muitos relataram que as xícaras que haviam trazido tinham sido presente de suas avós. Alguns ganharam a xícara de presente, com direito a foto impressa do próprio rosto! Outros contaram que a xícara era da avó da mãe e que por isso, sempre que a usava, tomava muito cuidado para não quebrar. Uma aluna ganhou a xícara que a sua avó tinha ganhado quando tinha apenas 10 anos e que, portanto, a xícara estava completando 60 anos. Quantas histórias de valor que encantavam a todos!

Tiveram também aqueles alunos que ganharam a xícara dos pais, tios ou amigos, e, em todas as histórias, as professoras perceberam que havia sempre muita alegria e afeto, além de uma doce recordação que traz o passado para o presente e estimula o cultivo da gratidão.

A atividade propiciou ainda, a oportunidade das crianças relatarem em que pensavam ou sentiam sempre que usavam suas xícaras. E disseram que valores como a paciência, a generosidade e a gentileza tinham sido presenteados por seus avós ou familiares, juntamente com aquelas belas xícaras.