Infantil 5 culmina em grande estilo o projeto “História da Escrita e da Matemática”

Unidade: Uberlândia | 14 Jun 2017

Ao longo dos meses, a partir de várias atividades lúdicas do projeto História da Escrita e da Matemática, as crianças do Infantil 5 (Turma da Colaboração) entenderam como as letras e os números surgiram.

Elas realizaram pinturas com tinta de terra, montaram uma barraca e a cobriram com papel Kraft e, depois, fizeram símbolos e desenhos para servirem como registros, desenharam com carvão, recolheram gravetos pelos jardins do Colégio e brincaram de criar símbolos. Isso sem contar que pesquisaram sobre o tema em casa, assistiram vídeos, ouviram histórias, fizeram maquetes e cartazes.

Para finalizar o projeto foi realizada uma exposição com os trabalhos e convidadas as outras turmas do Colégio para visita-la.

“Por meio deste projeto, tendo por base a história de como se deu a evolução da escrita, buscamos promover nas crianças a compreensão de que a humanidade evolui conforme os conhecimentos que adquiri. Vimos também que a capacidade de pensar - exclusiva do ser humano - é a que nos permite conhecer e criar tantas coisas importantes para toda a humanidade”, explicou a professora Letícia Silva.

Confira os depoimentos dos alunos:

Rafaela Paes – “Adorei  brincar dento da caverna e deixar registros com tinta de terra e fazer um cartaz com minha família.”

Malu A. de Souza: “Eu nunca tinha desenhado com carvão, desenhei coisas da natureza, o sol, chuva e animais.”

Paola T. Pereira: “ Eu criei símbolos de gravetos e consegui formar algumas letras e adorei fazer uma maquete sobre os homens das cavernas, eles não tinham camas iguais às nossas, então eu fiz uma com folhinhas de árvores.”

Pedro Bortolato: “Os homens das cavernas deixaram símbolos e nós hoje podemos aprender a ler e escrever e até escrever livros se a gente quiser.”