2º Ano participa de oficina sobre cuidados com os animais

Unidade: Chapecó | 23 May 2017

A turma do 2º Ano do Ensino Fundamental, com a orientação das professoras Sandra Fransciscatto, Gislene Turatti e a Emanuelli Harter, tiveram a grande oportunidade de receber a visita de integrantes de uma ONG que luta pela causa animal.

O principal objetivo foi estimular as crianças desde cedo no cuidado com os animais, despertando a sensibilidade com esses seres vulneráveis à violência e maus tratos, construindo sujeitos mais conscientes em relação à natureza.

A ONG é formada por um grupo de pessoas que se disponibilizam para o trabalho voluntário, trabalhando por amor à causa de proteção aos animais. O trabalho realizado inclui o resgate de animais em situação de risco, colocação em lares temporários, vacinação e desverminação, além de muito carinho! Desta forma, o grupo realiza diversos resgates com o objetivo de cuidar e melhorar a vida do animal, sem praticar o comércio do mesmo.

As voluntárias relataram que houve várias situações onde gatos e cachorros sofriam nas ruas ou com os antigos donos, e que hoje têm uma melhora de vida, com um novo lar.

Várias crianças relataram suas vivências em relação aos animais. Clara Belaver (7 anos), contou: “Eu tinha uma cachorrinha que se chama Leci e os médicos falaram que ela iria morrer, mas meus pais cuidaram tão bem dela que ela sobreviveu.”

Valentina Sganderla (7 anos): “A minha cachorrinha chamada Gisely adora pular, e ela estava amarrada numa cerca e nós resgatamos e cuidamos dela, demos banho.”

Raul Girardi Tasca (7 anos): “Agora que eu olhei para a Gisely, lembrei do cachorrinho do vovô,  porque toda vez que eu ia lá ele adorava dar a patinha e brincar comigo!”, relatou o aluno sobre a cachorrinha que a palestrante trouxe como exemplo de superação.

A aluna Manuela Côrrea D’Agostini (7 anos) contou: “Sabia que meu primo encontrou uma cachorrinha e a adotou e levou para a casa dela? Ela estava um pouco doente, mas ele cuidou bem dela e hoje ela está boa.”

O aluno Bernardo Ioris Bet (7 anos): “Quando nós estávamos viajando eu e minha família vimos um cachorro morto”.

Uma das voluntárias relatou que os cachorros muitas vezes são vulneráveis a estes perigos, principalmente no trânsito.

Ao final, todos receberam um delicioso cupcake com carinhas de gatinhos e cachorrinhos e um lindo balão decorado com patinhas!

Com a realização desta atividade, as professoras perceberam a mudança e a construção do pensamento das crianças em relação à sensibilidade aos animais, reconhecendo que são seres vivos que precisam de respeito, cuidado e afeto.