3º Ano do Fundamental apresenta teatro sobre defesas mentais

Unidade: Florianópolis | 23 May 2017

O 3º Ano do Ensino Fundamental apresentou, no Momento Cívico, um teatro de varas sobre o livro Maria Vai Com as Outras, da autora Sylvia Orthof. Por meio desta apresentação, as crianças compartilharam, com as demais turmas do Colégio, um pouco do trabalho realizado em sala de aula sobre as defesas mentais. O teatro destacou a importância de desenvolver as faculdades da inteligência, selecionando os próprios pensamentos em vez de seguir os dos colegas sem pensar.

Toda a apresentação foi produzida pelas crianças. Elas criaram as personagens (ovelhas), desenhando, recortando e colando nos palitos; decoraram o biombo – palco da montagem – e apresentaram o texto.

Além de trabalhar sobre as defesas mentais nesta atividade, o 3º Ano intercambiou também sobre a harmonia, cooperação, companheirismo e compreensão, que foram necessários para a realização dos ensaios e a apresentação no auditório, que ocorreu no início do mês de maio.

 “As defesas mentais surgem iluminando a inteligência quando quem deseja conservar intacta sua individualidade aprende a diferençar os dois setores em que a família humana se divide: o dos que são donos de seus pensamentos e governam suas vidas sob os ditames das próprias inspirações, e o daqueles que são vulgares serviçais dos pensamentos que arrastam o indivíduo como autômato pelas sinuosas sendas do erro, do desvio e da infração das leis penais e humanas.” Pedagogia Logosófica