Notícias

Página: 345 de 839


“O equilíbrio do corpo e da mente” foi tema de estudo no Infantil 5B

Unidade: Chapecó

Os alunos do Infantil 5B estão estudando e aprendendo sobre a pergunta Por que a gente caminha?, apresentada pela colega Yasmin Sanagiotto Potrich e que está relacionada ao projeto de estudos Pergunta: ponte para os conhecimentos!. A turma aprendeu e observou que os movimentos que fazemos com nosso corpo acontecem em virtude do sistema locomotor, formado pelo esqueleto e pelos músculos. Foram realizadas diversas atividades em que o desenvolvimento do equilíbrio permitiu às crianças (...)

Leia mais

Segundo semestre inicia com novidades na estrutura física do Colégio

Unidade: Chapecó

Muitas novidades animaram as turmas do Colégio Logosófico no retorno das férias! A turma do Infantil 4B mudou de sala de aula e, em seu lugar, está a Brinquedoteca. As turmas do Infantil 5A e 5B receberam carteiras novas, individuais, para dar início ao processo de adaptação para o Ensino Fundamental 1. As crianças manifestaram alegria com essa surpresa! Já as turmas do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental 1 não mudaram apenas de sala, mas também de prédio e agora estão no (...)

Leia mais

Infantil 5 aprende sobre os símbolos com Caça ao Tesouro enigmático

Unidade: Chapecó

A turma do Infantil 5A criou um Caça ao Tesouro com enigmas para brincar com a turma do Infantil 5B! O interesse por enigmas surgiu após o estudo sobre símbolos e gestos como forma de comunicação, sem utilizar a escrita. Dentro do objeto de conhecimento, os alunos foram estimulados a pensarem sobre as diversas formas de comunicação e a imaginarem como seria o mundo sem a escrita, tema do projeto de estudo. Foram realizadas brincadeiras com mímicas, gestos, jogos de imagem e (...)

Leia mais

7º Ano encerra projeto de Ciências com Seminário

Unidade: Chapecó

A partir do tema O ambiente, a saúde e os seres microscópicos, os alunos do 7º Ano desenvolveram o projeto de Ciências, com a finalidade de entender qual a relevância das doenças emergentes que ocorrem no Sul do Brasil. O médico e estudante de Logosofia, Dr. Agnaldo dos Santos, abordou a importância de conhecer as doenças e os males que estas podem causar ao ser humano. Em outro momento, a assessora pedagógica, Jaqueline M. Zolet, apresentou para a turma a relação das patologias (...)

Leia mais

6º Ano produz um livro na Semana Literária

Unidade: Funcionários

Os alunos do 6º Ano produziram um livro de poemas a partir da leitura do livro Os meninos morenos, de Ziraldo, que apresenta relatos da infância do autor, no interior de Minas Gerais. Nessa obra, o autor considera semelhante a sua infância de “menino cor de terra”, fruto das diferentes raças que formaram o povo brasileiro, à infância das crianças da Guatemala, que conheceu pessoalmente e também pelos versos dos poemas de Humberto Ak’Abal, escritor guatemalteco. “Considerando o (...)

Leia mais

8° Ano pratica funções do sistema nervoso

Unidade: Funcionários

As aulas práticas de Ciências favorecem um aprendizado significativo, contribuindo para o entendimento e fixação do conteúdo. O objetivo de uma delas foi o de testar a resposta do sistema nervoso em determinadas situações. Durante a primeira prática, os alunos colocaram o dedo indicador direito em um copo com água gelada e o dedo indicador esquerdo em outro copo com água morna. Esperaram por um tempo e depois colocaram os dois dedos em um copo com a temperatura ambiente. Os alunos (...)

Leia mais

Infantil 4B brinca de Bingo na aula de Inglês

Unidade: Funcionários

Mrs. Assis preparou uma aula bastante divertida para as crianças. Ela distribuiu cartelas com desenhos de alguns objetos e pets, que os alunos já sabiam falar em inglês.  E para estimular ainda mais as crianças, a professora sorteava um nome e a criança sorteada deveria sortear uma carta. Em seguida, o aluno sorteado deveria falar, em inglês, o nome do animal ou objeto que estava nesta carta. A euforia tomou conta da sala e cada cartinha sorteada era motivo de bastante vibração. As (...)

Leia mais

Infantil 3A dá início ao projeto "Segredinhos para ampliar as amizades" 

Unidade: Funcionários

A crianças estão fazendo uma grande descoberta: em nosso coração cabem muitos amores! E para ampliarem esse aprendizado, as professoras Fernanda Silveira, Karine Marcenes e Nathália Ferreira prepararam um caça ao tesouro. O tesouro era o livro Segredinhos para ampliar as amizades, de Jaqueline Miotto Zolet. Ele conta a história de uma professora que apresenta oito segredos para uma boa convivência. Ao iniciarem a leitura, conheciam um segredo a cada semana. O primeiro foi: “cada um (...)

Leia mais

2ºA do Fundamental cria texto coletivo sobre a reunião de pais que coordenaram

Unidade: Funcionários

Observando a necessidade de trabalhar a linguagem oral, as professoras estimularam o desenvolvimento dessa habilidade, lançando o seguinte desafio: os alunos deveriam escrever um texto coletivo sobre a reunião que coordenaram para os pais. Segue abaixo a produção da turma.  Sugestões para o título: Relembrando os modos de crianças A melhor aula do mundo Pais em ação. Um trabalho em família Pais e filhos em “mãos a obra” Os pais que viraram crianças As (...)

Leia mais

Infantil 3A vive momento de vinculação e generosidade

Unidade: Funcionários

Aproveitando o tempo quente, as professoras Fernanda Silveira, Karine Marcenes e Nathalia Ferreira organizaram um refrescante banho de fonte. Elas estimularam o cultivo da paciência para esperar o momento da brincadeira e também para esperar a vez de trocar e vestir as roupas. A aluna Laís Nascimento, pensando em seus coleguinhas, foi muito generosa: levou para todos um delicioso chup-chup, que colaborou muito para adoçar a experiência em todos os sentidos.  Foi um momento muito (...)

Leia mais