Turmas do 2º ao 5º Ano encerram 1º bimestre com alegria e entusiasmo

Unidade: Brasília | 9 May 2017

Durante todo o 1º bimestre as docentes do 2º ao 5º Ano deram ênfase ao projeto institucional “A chave para ser melhor está dentro de mim” – trabalhando os elementos logosóficos e hierarquizando conceitos fundamentais para a vida, tais como: generosidade, honestidade, vida, Deus, dentre outros. Elas também realizaram diversas atividades sobre Brasília, que completou 57 anos no dia 21 de abril, e sobre o Colégio Logosófico e seus 33 anos.

Para encerrar o bimestre foi realizada uma linda festa no Auditório do Colégio, onde as turmas apresentaram e mostraram o resultado deste trabalho.

A festa iniciou trazendo aspectos importantes da construção de Brasília, desde a época em que o Planalto Central era habitado por tribos indígenas, a vinda de diferentes povos buscando as riquezas minerais, até sua idealização e construção.

Foram lembrados também personagens importantes na história de Brasília, como Bernardo Sayão que construiu a rodovia Belém-Brasília, Athos Bulcão e suas obras de arte, Juscelino Kubitschek e seu discurso, e também aqueles que vieram do nordeste e trabalharam dia a dia na construção de Brasília.

A seguir, as crianças falaram do nosso querido Colégio, com lindas apresentações mostrando o que aprendem com esta pedagogia. Destacamos também a presença da professora Maria Helena Abreu, que concedeu uma entrevista sobre a inauguração do Colégio Logosófico em Brasília.

Segue um breve resumo das apresentações das turmas:

2º Ano - Apresentaram em forma de teatro uma experiência que aconteceu na turma, onde uma criança achou uma moeda e a devolveu para as docentes. Nesta situação, as professoras trabalharam o valor da honestidade. Para a apresentação, criaram também uma linda paródia dando ênfase ao tema anual: Melhores atitudes, melhor humanidade e o tema bimestral A chave para ser melhor está dentro de mim!.

3º Ano - A turma estudou o livro Cada um é como é. Durante as atividades, as docentes realizaram conversações na turma para trabalhar os valores necessários na convivência e o respeito às diferenças. Somos diferentes, mas dentro, temos valores a serem descobertos. Esses valores são as chaves para uma vida melhor e elevada. Após o teatro sobre esse tema, cantaram a música Ser diferente é normal, de Gilberto Gil.

4º Ano - A turma apresentou sobre a construção de Brasília e homenageou todos os heróis que participaram de sua construção. Heróis que não vestem capas, mas que projetaram, rabiscaram, idealizaram, carregaram massa e tijolo. Heróis que somos nós também que, com as nossas ações, contribuímos para uma Brasília e um mundo melhor. Após o teatro cantaram uma linda música Pequeno herói, de Luciana Mauren - do grupoTeatro Sem Esquinas.

5º Ano - Fez uma linda apresentação homenageando os povos indígenas e sua passagem pelas terras no Planalto Central. Também apresentaram uma coreografia de dança mostrando a riqueza da cultura,  devido a presença de diferentes povos no Distrito Federal.

Veja o relato dos pais do aluno Gabriel Araújo Franco (4º Ano) – Raquel Araújo:

"As apresentações do encerramento do bimestre foram muito criativas e animadas. Para mim, foi um grande prazer estar presente e poder prestigiar um momento tão especial, no qual pudemos observar o lindo trabalho realizado pelos docentes e alunos que trouxeram grandes contribuições sobre temas tão importantes como: diversidade cultural, respeito às diferenças, generosidade e honestidade".