Infantil 3A constrói horta de ervas, morangos e tomates cereja

Unidade: Goiânia | 9 May 2017

Na fase da infância é necessária a formação de hábitos para que a criança se desenvolva de forma saudável e consciente. Com isso, as professoras Raquel Alves e Viviann Waleska refletiram sobre a importância de levar elementos para que os alunos do Infantil 3A compreendessem que cada atitude de bem colabora com a construção de uma humanidade melhor. “Pensamos em realizar o cultivo de um jardim. Escolhemos plantas que as crianças pudessem manusear e que fizessem parte do seu dia a dia, tais como ervas, morangos e tomates cereja”, explicaram.

Como nessa faixa etária costuma haver dificuldades nos relacionamentos interpessoais, em concentrar em atividades, as crianças mostram-se mais impacientes e egocêntricas. Daí cultivar seria uma maneira para levar elementos importantes para a convivência harmônica de forma prática e lúdica.

O jardim foi confeccionado com cano PVC e, depois de receber uma boa pintura, foi anexado à parede, onde foram plantados os morangos. Já os tomates cerejas, alecrim, hortelã e manjericão foram semeados em potes. Alguns serão levados para casa.

“O projeto está em curso, a avaliação será contínua e acontecerá tanto coletiva como individualmente. Serão propostos observações e registros com desenhos sobre cada etapa do trabalho e também a observação de mudanças de conduta diante de dificuldades que poderão surgir, diante de desafios e verificando formas de manifestação do interesse das crianças”, afirmaram as professoras.

Veja o que os alunos disseram:

“Eu gosto de regar para ele crescer. Eu gosto que o meu jardim fique bonito. Se não regar, a plantinha morre.” Álvaro Amaral Gomes – Infantil 3A

“Coloquei terra nos buraquinhos e molhei. Eu gosto de molhar para o jardim crescer e ficar bonito. Tem que esperar muitos dias para nascerem os morangos e assim ficar um ‘tantão’ de morangos.” – Enzo Andrade – Infantil 3A

“Eu mexi a terra e senti cosquinhas. Depois eu subi na cadeira e coloquei as mudinhas de morango nos buraquinhos. Depois elas cresceram, mas ainda não tem morangos.” – Valentina Amaral – Infantil 3A