Turma do 2º Ano visita o Cerrado Lodge (Núcleo Rural Córrego Jerivá - Chácara Ipanema)

Unidade: Brasília | 26 Apr 2017

Com o objetivo de estimular os alunos e despertar neles o interesse sobre determinados assuntos, a turma do 2º Ano está realizando diversas atividades sobre os alimentos.

A primeira atividade desenvolvida foi sobre a batata. Todos pesquisaram como ela nasce, se é uma planta rasteira ou não, seus diferentes tipos, lugar em que ocupa na pirâmide alimentar, entre outras informações. Em seguida, as crianças colaboraram no fazer e na degustação de um delicioso purê de batatas.

As docentes, percebendo o interesse dos alunos pelo tema, prosseguiram trazendo para a turma o conteúdo sobre a importância da alimentação para o corpo humano.

“Por sabermos o quanto é importante aliar a teoria à prática e trabalhar com o concreto, visando um aprendizado mais significativo, demos início ao Projeto Cerradinho”, declararam as professoras. Esse projeto tem como meta proporcionar atividades de educação ambiental, cultura e alimentação em idade escolar, além de favorecer o contato com a natureza e despertar nas crianças atitudes de cuidados com o meio ambiente.

Foi então que surgiu a oportunidade de realizar uma visitação ao Cerrado Lodge, na Chácara Ipanema, e os alunos seguiram o seguinte roteiro:

• Apresentação dos guias;
  • Conversação e observação de uma colmeia (destaque para a abelha Jataí - tipo de abelha sem ferrão);
  • Visita ao curral (foi abordado sobre como as vacas vivem e se alimentam, sobre o leite e seus derivados);
  • Visita ao pomar para reconhecimento de árvores frutíferas e fazer a colheita de algumas frutas para preparação de um suco;
  • Visita à horta (importância do cuidado com a terra, produção orgânica, malefícios dos agrotóxicos, colheita de alguns alimentos para a oficina culinária);
  • Oficina culinária (preparação de um suco de couve, maracujá e limão, com alimentos colhidos na horta e pomar);
  • Lanche (suco da oficina, pão de queijo, bolo e frutas do local);
  • Encerramento com uma conversa e avaliação do que se adquiriu durante o passeio.

Confira o depoimento de algumas crianças:

“Eu adorei ir lá no sítio. O que mais gostei foi colher as verduras lá na horta, eu colhi cenouras e algumas folhinhas de cheiro.” Otto Melo Valentim

“O que eu mais gostei foi ver as abelhas e como elas trabalham. Experimentei o mel e gostei!” Ana Clara Queiroz