Turma 2 do Turno Estendido inicia o projeto “Metamorfose da borboleta – Aprendendo a cultivar a paciência”

Unidade: Brasília | 26 Apr 2017

As professoras Joyce Porto e Daniela Oliveira iniciaram uma atividade com a Turma 2 do Turno Estendido, com o objetivo de mostrar a importância da paciência e do saber esperar o momento certo para cada coisa.

Para tal, as docentes conversaram sobre as fases da borboleta. Antes de se tornar uma bela borboleta, ela passa por várias fases.  A vida de uma borboleta pode ser dividida em quatro estágios: ovo, lagarta, puba (casulo) e adulta.

Uma das crianças encontrou uma lagarta na escola, e a partir daí todos tiveram a oportunidade de acompanhar o seu desenvolvimento. A lagarta foi colocada em um potinho e a turma esperou pacientemente por 3 semanas, quando finalmente a borboleta se tornou adulta e estava pronta para sair do potinho e voar.

As professoras conversaram sobre a importância de ter paciência em cada momento de nossas vidas, assim como a borboleta. A professora Joyce questionou aos alunos: “Como podemos cultivar a paciência e tornarmos melhores a cada dia? Será que a vida dela seria a mesma se ela parasse como lagarta e não cultivasse a paciência para se tornar uma borboleta? Será que é importante a busca de sermos melhores a cada dia? A borboleta se esforçou para superar cada fase e iniciar uma nova etapa de vida?”

Os alunos participaram ativamente respondendo os questionamentos da professora.

“A paciência cria a inteligência do tempo, devendo-se entender, é lógico, que nos referimos à paciência de quem sabe esperar. Não há dúvida que, quanto mais se compreende o valor da paciência, tanto maior é a eficácia com que o tempo nos serve.”González Pecotche