Momento Cívico tem a participação especial de violinista

Unidade: Florianópolis | 19 Apr 2017

As crianças desfrutaram de uma atividade muito sensível e de grande aprendizado no Momento Cívico, com a participação especial do músico Lucas Gonzaga. Ele foi convidado pela professora Renata Del Claro, de Musicalização.

“O objetivo da atividade Visita de Especialista foi proporcionar, às crianças e aos professores, a experiência de assistir a uma apresentação de música ao vivo, com o violino, um instrumento clássico que desperta bastante atenção e emoções”, contou a docente Renata, acrescentando que convidou Lucas como exemplo do esforço de um jovem dedicado à escolha que fez de estudar Música e Regência.

Lucas toca violino, flauta e piano. Ele participa da Orquestra Acadêmica da Udesc, atua num projeto social de musicalização no Morro do Horácio (região central de Florianópolis) e trabalha como professor particular de violino. Durante sua apresentação no Colégio, ele conversou com as crianças e explicou, por exemplo, que não basta saber tocar o instrumento, é necessário o preparo no momento da apresentação: se concentrando, respirando de forma correta, entre outras atitudes.

Foram muitas as curiosidades das crianças e o jovem músico respondeu, com muito gosto, as perguntas sobre seu trabalho e o violino, instrumento que tocou no auditório, interpretando composições de Beethoven, Villa-Lobos, entre outros.

“Quando comecei a conversar com as turmas, notei a grande admiração diante do estudo dos compositores clássicos Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. Então, sugeri conhecermos um compositor, brasileiro, consagrado na música clássica e que acrescentou a percussão, o canto e temáticas nacionais à música erudita, Heitor Villa-Lobos”, contou Renata.

No Brasil, comemorou-se o Dia Nacional da Música Clássica em 5 de março, data de nascimento de Villa-Lobos e por isso também a apresentação do músico Lucas no Colégio.

Que bela recordação as crianças e a equipe docente terão desta tarde!

“Tal como acontece com os pensamentos, os sentimentos requerem uma consagração íntima por parte daquele que se dedique a seu cultivo, devendo esforçar-se por conservá-los e incrementá-los, enobrecendo-os gradualmente. Os sentimentos se perpetuam pelo estímulo incessante da causa que lhes deu origem.” Pedagogia Logosófica