Turmas da Educação Infantil são estimuladas a trabalhar a lateralidade e a coordenação motora brincando

Unidade: Goiânia | 21 Mar 2017

Sob os cuidados da professora de Movimento Criativo, Adriana de Lima Santos, as turmas da Educação Infantil foram desafiadas a colocar as mãos e os pés – direito e esquerdo – sobre algumas figuras correspondentes.

As crianças tinham um percurso a fazer e deveriam colocar sobre a figura o pé ou a mão correspondente. O percurso tinha ainda alguns obstáculos como bambolês, pneus e cones, que conduziam as crianças a abaixar, pular e fazer zig-zag ao mesmo tempo em que faziam a identificação das figuras pelo caminho.

O objetivo era que os alunos conseguissem identificar e diferenciar a mão direita da esquerda e o pé direito do esquerdo, reconhecendo-os em seu próprio corpo. Além de desenvolver a lateralidade, poderiam exercitar a coordenação motora ampla e fina, o equilíbrio e a noção de espaço, ao passar por diferentes obstáculos.

De acordo com a professora, essa foi uma das atividades realizadas com o objetivo de contemplar o tema da agenda do mês de fevereiro, A Busca do Saber, vinculada à alguns objetivos específicos dessa disciplina, como: conhecer, saber nomear e utilizar diferentes partes do corpo, desenvolver a noção de lateralidade e realizar movimentos corporais agrupados ou isolados.

“As crianças ficaram muito estimuladas em poder participar desse desafio. Empenharam-se em identificar e relacionar seu próprio corpo com as figuras correspondentes. A princípio muitos não acertaram os pés e mãos que correspondiam às figuras, mas eram convidados a tentar novamente, com mais atenção; e a cada acerto iam ficando cada vez mais felizes e estimulados. Confirmamos que oferecendo estímulos para aprender e conquistar um saber, criamos um ambiente de muita alegria junto às crianças!”, declarou a docente.

 “Dedique todo o tempo livre a aprender o que não sabe, e faça-o logo, como se fosse necessitar disso num futuro imediato.” Do livro Bases para sua Conduta