Notícias

Página: 3 de 834


1º Ano do Ensino Médio aprende a medir a densidade

Unidade: Funcionários

Com o objetivo de aplicar as relações matemáticas para o cálculo de densidade, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, no laboratório de Química, mediram a densidade dos seguintes líquidos: água, etanol, acetona, glicerina e óleo de soja. Eles usaram a balança semianalítica para medir a massa e a proveta, para volume. Em seguida, mediram a densidade do cobre presente em moedas de 5 centavos. Nesse momento, eles precisaram medir o volume por meio do deslocamento da água que estava em (...)

Leia mais

O Infantil 2 A aprende que no coração cabem miutos amigos

Unidade: Funcionários

As crianças do Infantil 2 A iniciaram o Projeto “No meu coração cabem muitos amigos” que tem como objetivo começar o trabalho com os estímulos positivos na convivência e ensinar valores essenciais que compõem a verdadeira amizade. Na atividade proposta pelas professoras, as crianças colaram suas fotos dentro de um grande coração que fará parte do mural da sala. E, antes de ir para a casa, cada aluno ganhou um coração de papel e uma folha com a sua foto e as dos coleguinhas (...)

Leia mais

1º Ano A aprende sobre gráficos de forma divertida

Unidade: Funcionários

As professoras Fernanda Silveira e Juliana Domingues introduziram o conteúdo de gráficos no 1º Ano A do Fundamental de forma bem divertida. Cada aluno ganhou um saco cheio de tampinhas. As crianças classificaram as tampinhas por cores e criaram um gráfico. Em seguida, analisaram quais cores de tampinhas havia em maior e menor quantidade. O ambiente alegre favorece muito o (...)

Leia mais

Turmas do Ensino Fundamental visitam o Hotel Fazenda Solar dos Ipês

Unidade: Uberlândia

As turmas do Ensino Fundamental participaram de um passeio cheio de aventuras e diversão! No meio de março, elas viajaram de ônibus até o Hotel Fazenda Solar dos Ipês. No hotel fazenda, os alunos foram recebidos por uma equipe de recreação, que realizou uma divertida gincana. Depois, eles caminharam em uma trilha, onde observaram a diversidade de plantas e insetos, os sons da natureza (como o das águas do rio, da cachoeira e dos pássaros) e coletaram pedrinhas e cristais pelo (...)

Leia mais

Barulhos da natureza no Infantil 3 A

Unidade: Funcionários

A professora de apoio, Dalila Pinho, emprestou para o Infantil 3 A o instrumento ocean drum, para trabalhar a audição. Ao ouvirem o som que o instrumento faz, as crianças identificaram o barulho das ondas do mar. Crianças e professoras recordaram como a natureza é (...)

Leia mais

6º Ano recebe o "Planner Literário"

Unidade: Funcionários

Dando sequência ao Projeto de Leitura do Colégio Logosófico, os alunos do 6º Ano visitaram a biblioteca para receber o Planner Literário e o Cardápio de Leitura de 2024. Esse projeto tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura e promover o contato dos estudantes com variadas obras literárias. A bibliotecária Tanise Nagem foi fundamental nesse processo, orientando os alunos sobre como retirar os livros e sobre os cuidados que é preciso ter para a conservação das obras e (...)

Leia mais

Infantil 4 A realiza pintura com colorau

Unidade: Funcionários

O Infantil 4 A tem realizado várias atividades com o objetivo de trabalhar o tema anual “Natureza, a primeira mestra do ser humano”. Os alunos ouviram uma história como se fossem os personagens dela: imaginaram estar em uma floresta e citaram elementos naturais presentes nesse ambiente: árvores, flores, animais, água, terra, dentre outros. As professoras, então, lançaram um desafio: Vamos imaginar que queremos pintar o que estamos observando na floresta, mas sem sair desse (...)

Leia mais

Prática sobre diferentes tipos de solo e associação com as defesas mentais

Unidade: Funcionários

Os alunos do 3° Ano da manhã e da tarde realizaram um experimento enriquecedor nas aulas de Ciências. Junto com a professora Amanda Séllos, observaram a passagem de água em diferentes tipos de solo. Para realizar esse experimento, os alunos conheceram as etapas do método científico e desenvolveram hipóteses sobre qual solo permite a passagem de água mais rapidamente. Após a realização da prática, escreveram a conclusão a que chegaram e verificaram se suas hipóteses levantadas, (...)

Leia mais

Objetos contam histórias

Unidade: Funcionários

O estudo de fontes históricas faz parte do conteúdo de História do 4º Ano. Relacionando o tema com a própria vida, alguns alunos do 4⁰ Ano B se empenharam em levar para a Escola objetos que estão há um tempo em suas famílias. As crianças puderam refletir sobre a importância das fontes históricas para conhecimento do passado. Além disso, esse trabalho contribuiu para mostrar parte da história guardada em cada família, propiciando momentos sensíveis e de muito (...)

Leia mais

2º Ano do Ensino Médio no laboratório de Química

Unidade: Funcionários

Os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, no laboratório de Química, precisavam reconhecer a ocorrência de reações químicas por meio de uma experiência que se dividia em três partes. Nas duas primeiras, eles colocaram magnésio dentro de um balão e carbonato de cálcio em outro. Em seguida, colocaram, em dois tubos de ensaio, um quarto de ácido clorídrico. A expectativa era que a boca de cada balão fechasse o tubo de ensaio para virar o conteúdo e, assim, reagir com o ácido (...)

Leia mais