Turma 2 do Horário Estendido realiza projeto em combate ao bullying

Unidade: Brasília | 10 Nov 2016

A professora Joyce Porto iniciou uma atividade de cultivo da boa convivência e combate ao bullying através do projeto Clubinho da Amizade. Foi apresentado às crianças a missão e o objetivo do projeto:

• Missão do Clubinho da Amizade: Cultivar a amizade e o respeito perante os meus amigos.
  • Objetivo do Clubinho da Amizade: combater o bullying em sala de aula, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto.

Para tanto, foram elaboradas regras para se tornar componente do Clubinho da Amizade, sendo elas: estar presente nas reuniões; usar a carteirinha durante as reuniões; cultivar a amizade; respeitar os colegas, professores e funcionários da escola; combater o bullying; cultivar as boas condutas entre os amigos, colegas e demais pessoas; não falar coisas que possam magoar o outro (não fazer com os colegas o que não queremos para nós); não brigar; resolver as dificuldades conversando e não chorando; praticar a suavidade com as palavras e com os gestos; ser verdadeiro, não mentir; deixar o soldadinho mental sempre vigiando os pensamentos ruins para expulsá-los da nossa casinha mental e respeitar as diferenças.

De acordo com a docente, esse trabalho tem como objetivo combater o bullying em sala de aula, valorizando a amizade, os valores humanos e a integração entre os envolvidos no projeto. “As crianças gostaram muito do projeto e se sentem muito orgulhosas por fazer parte do clubinho”, afirmou.

E as atividades não pararam por aí! Foi confeccionado pelos alunos um personagem com material reciclado para estar presente em todas as reuniões do Clubinho. As crianças escolheram o nome do personagem, Léo, através de votação. Também foi confeccionada a carteirinha de cada integrante com muito gosto. Os alunos enfeitaram, identificaram com nome e impressão digital. Eles sentem orgulho em usá-la e fazer parte do Clubinho da Amizade.

A professora propiciou diversas rodinhas de conversação e aprofundou em temas sobre amizade, bullying, direitos iguais independente de como as pessoas são ou o que possuem e o conceito de diferenças.

Para finalizar, foram confeccionadas cartinhas de afeto, com o objetivo de fazer com que todos os alunos observem as qualidades dos colegas. Cada criança teve a oportunidade de enviar e receber cartinhas de afeto dos amigos através da dinâmica que a professora propôs, gerando na sala de aula um ambiente prazeroso e feliz.