Infantil 2 A promove semanalmente a atividade de Relato Oral sobre o fim de semana

Unidade: Goiânia | 13 Oct 2016

As professoras do Infantil 2A, Kelly Cristina Rodrigues e Tainá Evangelista Santos, sentiram a necessidade de favorecer que as crianças pudessem se recordar com gratidão do bem recebido de suas famílias. Também observaram que estavam precisando aprender a ouvir seus amigos, pois quando não ouvem deixam de acrescentar algo na própria vida que o colega viveu e compartilhou com toda a turma. “Querer ouvir o colega e respeitar a vez de falar foram aspectos que muito enfatizamos junto às crianças. Trata-se de um processo cujas conquistas obteremos no caminhar”, explicaram as professoras.

Foi então criado o momento da atividade de Relato Oral sobre o final de semana. Para esse momento foram utilizados dois recursos físicos: o uso de fantoches convidando à atividade e o amplificador com microfone. O relato foi iniciado pela docente para que as crianças se sentissem estimuladas e com vontade de falar. Segundo a professora Kelly, o momento tem sido uma oportunidade favorável à observação de algumas características psicológicas das crianças para auxiliá-las a combater a vergonha, a timidez, a verborragia (falar demais), a indiscrição, levando-as a experimentar maior confiança em si mesmas, a falar sobre coisas agradáveis e boas e a pensar no tempo para que cada amigo possa também ter a sua vez para se manifestar.

“Já temos observado um avanço significativo junto às crianças: têm recordado dos membros que compõem seu núcleo familiar, contando com alegria sobre as atividades realizadas. Sentimos o estímulo que manifestam ao fazer os relatos, incentivando outros coleguinhas a fazerem o mesmo. É um labor que exige constância e continuidade”, concluiu Kelly.