Infantil 3 aprende a cultivar bons pensamentos fazendo analogia com a escolha de boas sementes

Unidade: Uberlândia | 22 Sep 2016

A professora da Turma da Generosidade (Infantil 3), Alba Lilian, fez uma rodinha e mostrou aos alunos uma lata bem bonita com grãos de feijão. Ela balançou a lata e pediu que as crianças tentassem adivinhar o que havia dentro.

Após algumas tentativas, uma criança adivinhou. Então ouviram: “De onde vem o feijão?” E as respostas: “do supermercado”; “do caminhão de feijão”, “do saco”, até que um manifestou que era da planta do feijão. A professora explicou que para que o feijão nasça, deve-se, primeiro, selecionar os feijões bons, ou seja, as sementes boas.

No outro dia, o senhor Deiner Maestri, pai da aluna Manuela Maestri, que é agricultor, veio até a escola e fez – sob o olhar atento e curioso das crianças, uma pequena plantação de feijão, num cantinho do estacionamento. Ele retirou as pedras, afofou a terra com a enxada para que o ar pudesse chegar até a semente; adicionou esterco e um pouco de adubo, que servirão de alimento para a plantinha que vai nascer. Depois, cada criança plantou um grãozinho de feijão e o senhor Deiner terminou de preparar a ‘lavoura’.

Em sala, cada criança escolheu uma semente boa que foi colocada dentro de um copinho sobre o algodão umedecido. Elas estão aprendendo as músicas Grãozinho de feijão e Canção da Semente, que falam sobre a experiência que estão acompanhando.

“Assim como devemos escolher as melhores sementes para plantar, também devemos escolher os melhores pensamentos para termos em nossas mentes, e assim termos atitudes lindas”, explicou a professora.