3º Ano aprende a selecionar bons pensamentos por meio de analogia com a mexerica

Unidade: Cidade Nova | 8 Jul 2016

A turma do 3º Ano tem vivido momentos muito especiais durante as conversações com a assessora educacional Margarida Araújo, que tem proporcionado intensas reflexões aos alunos. Uma conversação que despertou muito interesse foi a que ela fez uma analogia entre as mexericas e os pensamentos.

A fruta do lanche tinha sido mexerica, fruta que os alunos tanto gostam! A assessora aproveitou a oportunidade para levar à turma a orientação sobre a importância da observação e da atenção ao escolhermos as melhores frutas, as mais novinhas, para comermos, não colocando nossa saúde em risco. E continuou: “Assim como nos preocupamos com a saúde do nosso corpo, devemos também estar muito atentos com a saúde da nossa mente, escolhendo sempre os melhores pensamentos para habitá-la!”.

Mostrou então algumas mexericas podres e disse que se elas não fossem retiradas da bandeja, iriam contaminar as outras que estavam boas. E completou dizendo que o mesmo acontece com nossa mente. Se não temos defesas mentais para afastar os pensamentos negativos, eles acabam “contaminando” nossa mente nos prejudicando e também todo o ambiente a nossa volta.

As crianças surpreenderam-se com aquela comparação aparentemente tão simples, porém, tão importante para ser aplicada em suas vidas. Começaram então a listar uma série de pensamentos ruins que deveriam ser “jogados fora” e escolheram outros, todos bons, para colocar no lugar.

Ao vivenciarem, na prática, a importância das escolhas para suas vidas, eles puderam aprender como podem utilizar esse conhecimento para serem crianças melhores, recordando-se sempre da imagem das mexericas criando defesas para escolherem sempre os melhores pensamentos para terem uma boa conduta e uma vida feliz.