Unidade Brasília obtêm excelentes resultados na Olimpíada Internacional de Matemática

Unidade: Brasília | 22 Jun 2016

No dia 15 de abril, em todo o mundo, foi realizada a 6ª Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras – a maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo. Mais de 50 mil estudantes de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram do evento e os alunos do 6° Ano do Colégio Logosófico conquistaram o segundo lugar na etapa nacional!

O 5º Ano não esteve entre os três primeiros colocados, mas recebeu menções honrosas pelo excelente desempenho nacional nessa competição única, que concilia a complexidade do raciocínio matemático com o trabalho colaborativo.

Na etapa estadual, a Unidade Brasília ainda teve outras três turmas contempladas com as primeiras colocações: 9° Ano – medalha de prata, 8° e 7° Ano – medalha de bronze.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento - programa de intercâmbio científico que tem como objetivo estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada em equipe e que tem uma das questões em uma língua estrangeira, a ser escolhida pelos alunos, entre alemão, inglês, francês, espanhol ou italiano. As provas são dissertativas e incentivam o trabalho em equipe, procurando desmistificar a ideia de que a Matemática é muito difícil.

A competição foi criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França e envolve cerca de 170 mil alunos de 35 países. A prova é aplicada em 11 diferentes idiomas.

“Estamos muito felizes com o desempenho de nossos alunos ao longo desses dois anos!”, exclamou a coordenadora Tatiana Veroneze.