Ensino Fundamental realiza "Jogosófico Olímpico”

Unidade: Goiânia | 23 May 2016

Aproveitando os estímulos advindos das Olimpíadas 2016 que acontecerão no Rio de Janeiro, os alunos do Ensino Fundamental foram convidados a pesquisar sobre esta bela atividade que une povos em torno do esporte, levantando curiosidades sobre as modalidades que mais lhes chamam a atenção. Esta também foi uma oportunidade para o professor Sérgio Ricardo conhecer psicologicamente um pouco mais seus alunos.

As turmas pesquisaram também sobre as modalidades em que os atletas brasileiros se destacam fazendo reflexões e identificando as causas do sucesso: empenho, perseverança, adestramento, superação, espírito de equipe, dentre outros.

Foi então que iniciou a atividade do Jogosófico Olímpico, evento que é parte integrante do currículo na área de Educação Física. E para começar, os organizadores propuseram um concurso para a escolha do mascote.

Cada criança foi estimulada a realizar um desenho que representasse um mascote e os professores da área fizeram uma pré-seleção com base nos seguintes critérios: criatividade, originalidade, gosto por fazer e adequação ao tema Olimpíadas. Os 17 desenhos selecionados ficaram expostos para votação dos alunos.

No dia da abertura, momento que foram declarados abertos os Jogos, foi explanado que as atividades seriam desenvolvidas da seguinte forma:

1º - Estudo teórico de uma modalidade escolhida pelos alunos;

2º - Aulas para exercitar regras e habilidades referentes às modalidades estudadas;

3º - Preparo interno e físico para os jogos

4º - Momento de realização dos jogos para colocar em prática o que aprenderam sobre cada modalidade

5º - Avaliação e preparo para  a escolha de outra modalidade a ser  estudada e praticada. Assim,  a cada mês , os alunos terão a oportunidade de  viver uma nova modalidade olímpica.

6º - As modalidades acontecerão durante todo o bimestre maio e junho.

Segundo os organizadores, o evento superou as expectativas. “Foi muito preparado e contou com a colaboração dos alunos, professores e funcionários do colégio. A alegria e satisfação de todos foi perceptível pelos incentivos que muitos manifestaram ao final das apresentações”, disseram.