Alunos da Unidade Chapecó conquistam o 2º e 3º lugar nos JESC 2016

Unidade: Chapecó | 23 May 2016

O Colégio Logosófico – Unidade Chapecó participou dos Jogos Escolares de Santa Catarina 2016 (JESC) em diversas modalidades.

No dia 12/5, os alunos que disputaram a modalidade de xadrez tiveram ótimo resultado: o aluno Diogo Sartoretto (7º Ano) conquistou o 2º lugar e foi classificado para a etapa regional. Já a aluna Amanda Moschetta (7º Ano) conquistou o 3º lugar. O Colégio ganhou dois troféus referentes aos resultados alcançados nesta modalidade.

O professor André Valentini, responsável pela Educação Física e pela participação dos alunos nos JESC, ressaltou a importância do trabalho em equipe, pois os alunos também trabalharam o xadrez com a professora Cleizer Canello Ecker, responsável pela Matemática no Ensino Fundamental 2.

Na Matemática, o trabalho realizado em sala envolveu uma breve história do jogo de xadrez. Todos os alunos pesquisaram e utilizaram o que sabiam sobre o tema e depois foram confeccionados cartazes contando o objetivo do jogo, as peças, como se dá a vitória, o empate, oslances irregulares, os movimentos extraordinários, entre outros. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um campeonato na sala: foram sorteadas as duplas e todos se envolveram. Observou-se muita concentração e os alunos estavam motivados.

O Colégio Logosófico também participou no mesmo dia da modalidade de tênis de mesa.

O aluno Diego Dall Magro, que participou do tênis de mesa, manifestou: “Teve jogos que ganhei e outros que perdi. Fui para ganhar experiência e se no próximo ano tiver novamente, estarei lá mais preparado do que este ano.”

Já o aluno Diogo Sartoretto, classificado para a etapa regional de xadrez, explicou: “Foi uma oportunidade que o professor André apresentou que nos outros anos não tínhamos. No início estávamos inseguros se iríamos ou não, pois os outros alunos seriam mais velhos que a gente. Mas após participar vimos que a idade, no xadrez, não faz tanta diferença, pois o que faz diferença é o tempo de treino e a experiência. Com as aulas da professora Cleizer tivemos um tempo a mais para poder treinar.”

Vicenzo Lunardi tem experiência em competições com equinos, inclusive já foi campeão na modalidade de três tambores. Ao participar da modalidade de tênis de mesa, deixou seu parecer: “Foi uma experiência nova, que me fez pensar que tinha que treinar e preparar mais.”

“Os alunos ganharam não só na participação dos jogos escolares de SC, mas também com a oportunidade de vivenciar novos desafios que vão além do seu cotidiano. Para eles são importantes esses desafios, para perceber que na vida nada é fácil e que precisamos nos esforçar para ganhar, seja no jogo, nos estudos ou futuramente no trabalho. Estamos trabalhando para que os alunos participem procurando dar o seu melhor, independente de ganhar ou perder”, registrou o professor André.