Notícias

Página: 2 de 834


Descobertas Microscópicas: 7º Ano explora o Reino Protista

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 7º Ano estão aprofundando seus conhecimentos sobre o reino Protista e, no laboratório de ciências, realizaram uma atividade prática à caça de protozoários com o auxílio de microscópios. Dez dias atrás, prepararam um mini terrário com musgos e água da chuva para promover o desenvolvimento dos protozoários. A experiência foi um sucesso! Adicionalmente, exploraram as razões pelas quais as algas não são classificadas como plantas, através da comparação (...)

Leia mais

6º Ano explora cores na natureza com o método CLIL

Unidade: Cidade Nova

Na aula de English/ART, a turma do 6º Ano vivenciou um momento especial e muito feliz utilizando o método CLIL, onde exploraram o tema "Colors in Nature". Os alunos se dedicaram a produzir vários buquês de flores de cores variadas, utilizando cotonetes e tinta, resultando em trabalhos muito bonitos. Para compartilhar essa beleza com toda a escola, os alunos criaram um lindo mural que enfatizava a importância das flores na natureza. Esse trabalho não apenas decorou o espaço escolar, (...)

Leia mais

Novas descobertas do 6º Ano no Fundamental II

Unidade: Cidade Nova

Em um ambiente de muito respeito e afeto, os alunos do 6º Ano compartilharam como está sendo chegar em uma nova etapa da vida estudantil, o Fundamental II. Com muito entusiasmo e alegria, eles relataram as novidades que estão vivenciando: os novos professores, as possibilidades de fazer novos amigos de outras turmas, além das novas matérias. Além disso, fizeram um lindo registro dessas novas experiências por meio de textos e desenhos. Posteriormente, tudo foi colocado em um belo mural (...)

Leia mais

Reuniões Pedagógicas fortalecem a parceria entre escola e família no Fundamental I

Unidade: Cidade Nova

As Reuniões Pedagógicas para os pais são uma parte importante da vida escolar em nosso Colégio. Durante essas reuniões, as professoras apresentam o trabalho pedagógico e logosófico em desenvolvimento com os alunos, enfatizando os aspectos relevantes da Pedagogia Logosófica. Os pais têm a chance de esclarecer dúvidas e se familiarizar mais com a rotina escolar de seus filhos. As turmas do Fundamental I tiveram esses encontros significativos. Em cada reunião, foram apresentados os (...)

Leia mais

5º Ano explora a natureza e os “pensamentos-sol” no Projeto Anual

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 5º Ano apresentaram aos colegas do Colégio o que aprenderam no Projeto Anual, com foco em estudos relacionados à natureza. Eles compartilharam curiosidades sobre o girassol e o conhecimento adquirido, destacando como esse estudo impactou suas vidas. Por meio de uma analogia, as professoras Júnia Beltrão e Raquel Almeida associaram a busca do girassol pela luz do sol à necessidade de cultivarmos "pensamentos-sol" que iluminam nossas vidas. Alguns alunos compartilharam seus (...)

Leia mais

5º Ano descobre substantivos em Português, Inglês e Espanhol

Unidade: Cidade Nova

As professoras Júnia Beltrão e Raquel Almeida revisaram com os alunos do 5º Ano, nas aulas de Português, o conceito de substantivo e suas classificações. As crianças receberam palavras em tiras de papel e, em seguida, precisavam determinar as classificações adequadas para cada uma. Após discutirem suas escolhas, os alunos decidiram em qual grupo colar cada palavra, criando um cartaz temático. A atividade se expandiu para as aulas de Inglês e Espanhol, onde os estudantes (...)

Leia mais

Desafio no Campo Minado do 3º Ano

Unidade: Cidade Nova

De maneira divertida e dinâmica, a turma do 3º Ano participou do jogo Campo Minado. Baseando-se em um clássico jogo de estratégia, as professoras Renata Matheus e Elisiane Souto adaptaram-no para ser jogado em um espaço físico. Os alunos tinham que atravessar o campo, caminhando cuidadosamente sobre blocos pintados no chão. A professora acompanhava o trajeto de cada aluno com um gabarito, alertando-os quando pisavam em uma “bomba”, o que os fazia retornar ao fim da fila e passar a (...)

Leia mais

Explorando Memórias no 3º Ano

Unidade: Cidade Nova

Os alunos do 3º Ano estão mergulhando nos diversos gêneros literários nas aulas de Português, com foco especial no Relato de Memórias. Esses relatos são narrativas que descrevem experiências pessoais ou coletivas, registrando acontecimentos significativos e lembranças da vida de quem escreve. A narrativa vai além dos fatos, abrangendo as sensações e sentimentos que eles evocam. Para aprofundar o aprendizado, as professoras Renata Matheus e Elisiane Souto incentivaram os alunos a (...)

Leia mais

Brincadeira musical no 1º Ano

Unidade: Cidade Nova

As professoras Keila Janine e Anne Pimentel transformaram uma simples atividade em uma aventura musical para os alunos do 1º Ano, focando em atenção, lateralidade, ritmo e movimento. Divididos em duas rodas animadas, os alunos dominaram o pátio ao lado da sala de aula com a energia contagiante da música "Amigos de Jó".  Cantando e se movimentando ao ritmo da canção, eles viveram um momento mágico de união e descoberta, aprendendo a valiosa lição de que juntos somos mais fortes e (...)

Leia mais

O "sobe e desce" da densidade, no 1º Ano do Ensino Médio

Unidade: Funcionários

Nas aulas de Química do 1º Ano do Ensino Médio, dentro do laboratório, muitas descobertas acontecem, favorecendo o aprendizado efetivo. Dessa vez, o procedimento foi executado em duas partes. Na primeira, os estudantes observaram uma lâmpada de “lava” que normalmente é comercializada em lojas para decoração. Em seguida, adicionaram um comprimido efervescente em uma mistura de água com corante e óleo. O efeito observado na mistura foi similar ao efeito da lâmpada de lava, ou (...)

Leia mais