9° Ano visita o Memorial dos Povos indígenas

Unidade: Brasília | 20 Apr 2016

Os alunos do 9° Ano, durante as aulas de Informática, foram estimulados a buscar pessoas do seu convívio diário, que realizam o bem. Em seguida, nas aulas de Artes Cênicas, abriram o campo de visão, ou seja, buscaram identificar figuras públicas que realizam ou realizaram algum bem para a comunidade brasiliense.

Dentre as pessoas destacadas, surgiram os nomes Darcy Ribeiro e Álvaro Tucano; ambos envolvidos com a luta pelos direitos humanos. Atualmente, Álvaro Tucano é diretor do Memorial dos Povos indígenas em Brasília; e toda a turma foi ao seu encontro para conhecer mais sobre a sua história e a de Darcy.

De origem indígena da etnia Tukano, Álvaro tem sua história confundida com a das lutas indígenas brasileiras pela demarcação de terras e contra o projeto de aculturamento. Álvaro relatou que participou, ativamente, nas causas de não-integração do indígena na sociedade quando essa integração os fazia perder sua cultura original.

Em sua fala, Álvaro exaltou a vida de Darcy Ribeiro, antropólogo que lutou ao seu lado em muitos momentos. Narrou também o momento em que se conheceram e evidenciou os trabalhos do amigo.

Já dentro do Memorial, os alunos do 9° se depararam com um rico acervo indígena proveniente de diversas etnias.