Crianças do Turno Estendido realizam atividade sobre os óculos

Unidade: Brasília | 17 Nov 2015

As professoras do Turno Estendido, Roseli Luro e Larissa Andrade, elaboraram uma atividade lúdica para estimular a compreensão das crianças sobre a importância de observar o mundo interno, corrigir os próprios defeitos, bem como enxergar os próprios valores e ampliá-los.

A atividade foi desenvolvida na rodinha durante a hora da novidade, que é realizada uma vez por semana. A professora começou fazendo um suspense para estimular as crianças a descobrirem qual seria a novidade do dia, falou que tinha a ver com o estudo do tema As Notáveis Criações da Humanidade, recordaram algumas criações já vistas como a vacina, a roda... falaram que a novidade que se encontrava dentro da sacola tinha a ver com os nossos olhos, e que inclusive está sempre presente no rosto da professora quando precisa ler alguma coisa. Bingo!

Logo descobriram que se tratava dos óculos e aí se animaram para ver os óculos de várias cores, formas e saber suas utilidades. Assim, a professora foi tirando da sacola os óculos e gerou um intercâmbio muito interessante, pois falaram sobre todas as características do objeto, em especial dos óculos que tem grau.

Para que os alunos entendessem como os óculos de grau funcionam, foi dado a eles uma lupa, e assim puderam visualizar o quanto a lente aumenta o tamanho das coisas. Foi uma festa a leitura utilizando a lupa!

Com todos os óculos dispostos no chão, cada um escolheu o que mais gostou para usar. Nesse momento, as professoras aproveitaram para falar que, assim como os óculos nos auxiliam para enxergar melhor, uma lente chamada observação nosajuda a enxergar o mundo interno e dá a oportunidade de corrigir os erros, cultivar valores e ser melhor a cada dia.

“Foi um momento descontraído e de muito aprendizado, e para finalizar foi feita uma atividade de artes muito divertida”, disseram as docentes.

“Da observação justa e inteligente surge a capacidade para corrigir os próprios defeitos.” Da Logosofia